PF e CNBB dizem “desconhecer” suposto rosário enviado por papa a Lula

A sede da Polícia Federal no Paraná declarou nesta segunda-feira (11/6) “desconhecer” o suposto presente enviado pelo papa Francisco ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por meio da assessoria de imprensa, a instituição informou que “não houve registro” do recebimento de encomendas ao político, preso desde abril na superintendência da corporação em Curitiba (PR).

Ainda nesta segunda-feira, a página Lula.com.br publicou uma nota segundo a qual o papa Francisco teria agraciado o ex-presidente com um rosário. Segundo o texto, o relicário teria sido entregue em mãos nesta segunda (11). O assunto chegou a ser um dos mais comentados do Twitter nas últimas horas.

Triagem
Contudo, a Polícia Federal informou que “todo o material destinado ao político passa por uma triagem prévia”, mesmo os itens levados por visitantes. Com exceção de advogados, segundo a PF, o ex-presidente pode receber visitas, previamente autorizadas, apenas às quintas-feiras.

Procurada, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade que responde pelo Vaticano, também disse não ter conhecimento sobre a honraria enviada pelo pontífice ao líder petista.

A coluna procurou também o Instituto Lula, mas a entidade não havia se manifestado até a publicação desta nota. Contudo, pouco após ser acionado, o instituto divulgou nas redes sociais que “Juan Gabrois, assessor do Papa Francisco para assuntos de Justiça e Paz, foi impedido de visitar Lula” em Curitiba.
metropoles