PF destrói 19 escavadeiras, 3 carros e 4 barcos em garimpo ilegal

A fiscalização ainda inutilizou 80 motores estacionários, três motocicletas e até um quadriciclo

Divulgação

A ação ocorreu dentro da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda

DA REDAÇÃO

Uma ação da Polícia Federal na Terra Indígena de Sararé, em Pontes e Lacerda, resultou na destruição de maquinário utilizado por garimpeiros ilegais.

A operação, que ocorreu entre a quinta (28) e sexta-feira (1°), teve o apoio do Ibama, Funai, Força Nacional de Segurança, Exército e Polícia Rodoviária Federal. E se concentrou nos garimpos Babalu e Cooper Pontes.

Os agentes localizaram 21 escavadeiras hidráulicas, das quais 19 foram inutilizadas e duas foram destinadas a instituições públicas.


Foram inutilizados ainda 3 veículos de passeio, um quadriciclo, três motos e 80 motores estacionários, quatro barcos, insumos, e toda a estrutura utilizada na atividade ilegal.

Ocorreu ainda a prisão de uma pessoa em razão do porte ilegal de arma de fogo e com ela foi apreendido ouro proveniente da exploração ilegal.


A ação de encerramento da atividade garimpeira, somente foi possível, pela integração dos órgãos de fiscalização e repressão.

O Ibama usou o poder de fiscalização para permitir a atuação das forças policiais em toda a extensão do garimpo, e a Funai realizou um levantamento prévio com a utilização de drones, que possibilitou a localização das máquinas utilizadas na atividade garimpeira. Midianews