PF deflagra operação contra o tráfico de drogas internacional em portos de SC

Trabalhos ocorrem em conjunto com a Receita Federal e são realizados em cinco cidades catarinenses. Outra operação decorrente desta investigação está em andamento em SP.

Por G1 SC

27/08/2019 08h18  Atualizado há um dia


00:00/03:03

PF e Receita Federal deflagram operação contra o trágico de drogas no Litoral Norte

PF e Receita Federal deflagram operação contra o trágico de drogas no Litoral Norte

A Polícia Federal e a Receita Federal de Itajaí, no Vale, deflagraram na manhã desta terça-feira (27) uma operação de combate ao tráfico de drogas, com o cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão e 24 de prisão em cinco cidades catarinenses. Segundo a polícia, a ação tem como objetivo desarticular organizações criminosas especializadas na remessa de drogas para o exterior por meio dos portos da região.

Os trabalhos são realizados em Itajaí, Balneário CamboriúBlumenauBalneário Piçarras Ilhota. As organizações criminosas investigadas atuavam inserindo cocaína em contêineres embarcados nos portos utilizando empresas de fachada com atuação na logística portuária.

Policiais cumprem mandados em Itajaí — Foto: Fabiano Correia/ NSC TV

Policiais cumprem mandados em Itajaí — Foto: Fabiano Correia/ NSC TV

Até o meio-dia, dez pessoas foram presas em Santa Catarina. Segundo a PF, além da prisão dos investigados, também foram apreendidos veículos, duas máquinas e bens dos envolvidos. A PF também estima ter recolhido R$ 1 milhão, mas o valor total ainda será contabilizado.

De acordo com a PF, a Receita Federal forneceu importantes informações sobre a movimentação de contêineres nos portos, o que permitiu identificar quais cargas estavam irregulares.

Carro de luxo foi apreendido na operação The Wall — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Carro de luxo foi apreendido na operação The Wall — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Os trabalhos são decorrentes de duas operações de combate ao crime organizado realizadas pelas delegacias de Itajaí e de Santos (SP).

“Basicamente tinha uma pessoa responsável por trazer a droga para região e um outro grupo que é encarregado em inserir dentro de contêineres a droga e fazer a remessa. O grupo tinha uma empresa que apanhava o contêiner do exportador, transportava até o porto, e durante esse trajeto desviava do caminho, ia até um galpão deles, abriam o container de alguma forma e inseriam a droga lá dentro”, explica o delegado Oscar Binni.

Na operação em andamento no litoral paulista, denominada de “Alba Virus”, estão sendo cumpridos 42 mandados de busca e apreensão. Os mandados de prisão temporária, 18 no total, estão sendo realizados em quatro estados: São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Segundo a Polícia Federal, as operações The Wall e Alba Virus foram deflagradas simultaneamente já que há a suspeita de envolvimento do mesmo grupo criminoso em atuação nos portos brasileiros.

“Um elemento que é o responsável por trazer a droga e entregar aqui na região, também foi responsável por entregar a droga apreendida lá em Santos. Por isso as duas operações tem este elo, e elas foram deflagradas no mesmo dia”, completa o delegado Oscar Binni.

Máquinas foram apreendidas em operação contra o tráfico internacional de drogas — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Máquinas foram apreendidas em operação contra o tráfico internacional de drogas — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Operação The Wall

A Operação The Wall, que está sendo executada pela delegacia de Itajaí, teve início com a apreensão de 1.700 kg de cocaína no porto de Antuérpia, na Bélgica, no dia 12 de dezembro de 2018. Posteriormente foi constatado que a mesma quadrilha foi a responsável pela remessa de 558 kg apreendidos no Porto de Navegantes no dia 1° de abril deste ano.

O nome da operação decorre do fato de a droga estar camuflada em meio a uma carga de tijolos, a qual formava uma “parede” dentro do contêiner, dificultando sua localização.

Pelo menos 150 policiais federais trabalham na execução das medidas. A operação conta com o apoio também de servidores da Receita Federal e cães farejadores.

Veja mais notícias do estado no G1 SC