PF cumpre mandados contra quadrilha que ‘voava’ nas rodovias com contrabando e drogas

Policiais federais cumprem na manhã desta quarta-feira (7/7) em Mato Grosso do Sul, 30 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão contra quadrilhas especializadas no contrabando de cigarros, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. 

São duas ações ocorrendo simultaneamente e denominadas Celeritas (excesso de velocidade) e Greasy Money (significando dinheiro oleoso) e contam com 176 policiais federais cumprindo mandados expedidos pelas Justiças Federais de Naviraí e Campo Grande, nas cidades de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Tacuru e Bataguassu.

Os integrantes das organizações criminosas tinham como característica pilotar veículos provenientes de roubo ou furto carregado com os ilícitos em alta velocidade pelas rodovias. 

Segundo a PF, os trabalhos iniciaram em 2017 e tiveram como alvo um grupo trafegando pelas vias de forma imprudente, geralmente em altíssima velocidade a partir de Mundo Novo, região Sul do Estado, com destinos a várias unidades da federação, dando nome a primeira linha de investigação. 

Já a outra linha de investigação deve-se ao fato de que parte do dinheiro proveniente das atividades criminosas do grupo era lavada por outra organização criminosa, chefiada por ex-político local, por meio de postos de gasolina, casa de shows e utilização de laranjas.

Durante os trabalhos, a Polícia Federal identificou membros da quadrilha que chegaram a mencionar a possibilidade de atentarem contra a vida de autoridades da segurança pública, demonstrando a periculosidade de seus integrantes.

Desde 2017 foram apreendidos 2,7 milhões de maços de cigarros contrabandeados do Paraguai, cinco toneladas de maconha e 25 veículos de pequenos e grande portes.

douradosnews