Pesquisador explica sobre formação de nuvens antes de chuva em Dourados

Após grande repercussão de imagens enviadas por internautas na quarta-feira (02) e divulgadas pelo Dourados News, em que aparece uma nuvem que trouxe chuva forte e acompanhada de ventos ao município, o Dourados News entrou em contato com a Embrapa Agropecuária Oeste, em busca de informações sobre o ‘fenômeno’.

De acordo com o pesquisador da área de agrometeorologia da Embrapa, Danilton Luiz Flumignan, a formação de nuvem chamada de ‘cumulonimbus’, apesar de causar espanto é normal e comum no verão principalmente em regiões tropicais, como em Dourados.

“Essa formação de nuvem que chamamos de ‘cumulonimbus’ é relativa e normal. Causa um pouco de espanto, mas sempre acontece principalmente no verão quando está quente e com alta umidade”, disse o pesquisador.

Ele explicou ainda que a formação da nuvem pode ser comparada a uma ‘caneta’ com base, corpo e altura, sendo vista do chão.

Já dentro dela, existe muito vapor que ao se encontrar com partículas sólidas na atmosfera se transforma em chuva. O processo dentro dela, pode ser comparado a uma ‘panela’ ao fogo, quando acontece a formação de vapor.

“Essa nuvem, vista do chão, tem a base de aproximadamente três quilômetros e corpo semelhante à altura de um prédio de 10 quilômetros) e a largura dela de quatro quilômetro, como fosse uma caneta. Como nela tem muita umidade, produz sombra na forma de vapor e a todo momento saindo se condensa e chove”, explica o pesquisador.

Ele disse ainda que a característica dela sempre está acompanhada de chuva intensa, ou seja, um grande volume de água em um curto espaço de tempo e ainda acompanhada de ventos e raios.

“A característica é de chuva de altas intensidades, assim como chove muito em uma determinada região e em outras nem tanto. Por ela estar ‘carregada’, com um grande volume de água é como se ela ‘derrubasse’ água localizada. Mas já aconteceu e sempre acontece essa formação de nuvem, o que é normal para o período” contou.

As imagens e até um vídeo foi feito na manhã de ontem (02), por populares em várias regiões da cidade, assim como em uma propriedade rural no município de Caarapó, da ‘nuvem em formato de onda’.

A formação é impressionante e causou espanto aos que registraram, e atraiu a curiosidade de muitos.