Perdas com o clima? Veja dicas para prorrogar parcelas de custeio da soja

Para ajudar os produtores que tiveram perdas por conta do clima, a Aprosoja Brasil lançou um manual para prorrogação de parcelas de custeio e investimento

O clima realmente trará perdas significativas para a produção de soja do país. E mais do que isso, pois alguns produtores chegaram a perder mais da metade de suas lavouras, como relatado no Rio Grande do Sul, na região da Fronteira Oeste, ou no oeste do Paraná. Para tentar ajudar esses produtores a Aprosoja Brasil reeditou um documento dando dicas para quem precisa prorrogar as parcelas de custeio e de investimentos.

Segundo o documento, os produtores que passaram por problemas de estiagem ou excesso pluviométrico e que estejam colhendo abaixo das expectativas, podem pedir a prorrogação do financiamento de custeio ou investimento. Entretanto há pré requisitos:

1 – Ter as perdas devidamente comprovadas por documentos (laudos agronômico e financeiro, ofício com formalização de pedido de prorrogação);

2 – O financiamento deve estar vinculados ao chamado crédito oficial

3 – Não estar inadimplente com o financiamento que se pretende prorrogar.

“Produtor, não deixe para solicitar os laudos ou pedidos de prorrogação próximos ao vencimento dos contratos porque, caso haja vencimento da data de pagamento, impedirá futuras negociações pela inadimplência que já estará ocorrendo”, afirma a entidade.

Confira no link abaixo as dicas completas e documentos necessários!

COMO PRORROGAR CUSTEIOS E INVESTIMENTOS?