Paraná só terá algumas janelas de tempo seco em novembro

As piores condições acontecem na região oeste do estado que, além de fortes tempestades. ainda podem registrar granizo

Na última semana teve muita chuvas nas áreas de soja no sul de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná. Apesar de uma breve trégua, estas regiões voltarão a enfrentar fortes tempestades com até 50 milímetros, até o dia 20. No oeste do Paraná, as precipitações além de intermitentes não virão sozinhas e há chances para granizo.

Os solos da região Sul de maneira geral estão bastante encharcados, com 100% de umidade e as chuvas não irão colaborar para o plantio da soja. De 21 a 25 de outubro o Paraná receberá mais 55 milímetros acumulados, principalmente na região oeste do estado.

No município de Cascavel, por exemplo, deve receber até o dia 15 de novembro um volume acumulados de 231 milímetros em 23 dias de chuvas. As janelas de tempo seco serão tão pequenas que o solo não conseguirá ter condições para receber os maquinários. De 16 de novembro em diante, aparecem janelas de tempo firme maiores.

A meteorologia não prevê muitas janelas de tempo seco no Paraná, em Marechal Cândido Rondon, por exemplo, no oeste do estado são esperados volumes de 228 milímetros acumulados em 18 dias de chuvas. Só em novembro a região oeste terá janelas maiores de tempo firme que possibilitariam a diminuição do solo encharcado para a entrada das máquinas.
projetosojabrasil