Paraguai dá lição de honestidade ao Brasil

Horacio Cartes veio a Goiânia para a abertura da Conferência Internacional Goiás

Quem acha que o mundo está perdido, não tem jeito, en­gana-se. Se foi preciso sair um papa da Argentina para contri­buir para a moralização da Igreja Católica Apostólica Romana no mundo, com Francisco. A agora a pedofilia dos padres e bispos sofre castigo, que tanto envergo­nhava os católicos, e o Banco do Vaticano enriquecendo setores podres do clero, tem freio mais ajustado. Com certeza, o mun­do católico respira mais alivia­do. E o que o Paraguai, afinal, tem a ver com isso?

Pois bem, o Paraguai, que vi­veu a ditadura de Alfredo Stroess­ner e sucessivos governos corrup­tos, tem um presidente, Horacio Cartes, um milionário empresário, dá demonstrações de integrida­de ao seu governo. E diz publica­mente que “não tolera” que rou­be do povo. Sua frase ecoou bem em meio a uns duzentos empresá­rios que compareceram na última quarta-feira em Goiânia.

Horacio Cartes veio a Goiâ­nia para a abertura da Conferên­cia Internacional Goiás – Para­guai, transcorrida no auditório da Fieg, e deu uma aula de trans­parência de como dever ser uma gestão governamental.

Com certeza, Cartes não quis ensinar moralismo a ninguém, mas a lição foi dada a uma socie­dade, como a brasileira, que não guarda boa imagem dos políticos. Justamente porque tem faltado decência. Os escândalos da Lava­-Jato, a Petrobrás, entre outros, es­tão na mídia diariamente.

O dirigente disse publicamen­te na Fieg que seu país vive um processo de transformação nun­ca antes visto. “E apesar de gerar algumas preocupações, reações e resistência daqueles que se sen­tem mais à vontade com o mode­lo anterior, posso assegurar-lhe que esta transformação está fe­chando as portas a políticas ruins, como a corrupção, que há muito atrasou o desenvolvimento eco­nômico e social do país”.

Curta nossa página no Facebook!

E refletindo a sua fala para o Brasil, deixa claro que as grandes empreiteiras como Odebrecht não terão vez no Paraguai. Pelo me­nos em seu governo, tirou de letra.

Horacio Cartes procurou em Goiânia mostrar aos empresá­rios que podem tranquilamen­te investir no Paraguai. Tradu­zindo em miúdos: há segurança jurídica no país, as reformas bá­sicas, como a trabalhista, por exemplo, foram apresentadas pelo executivo e aprovadas pelo Congresso Nacional. Há perfei­ta paz social, um grande legado, sem dúvida, de um presiden­te que vê encerrar seu manda­to no ano que vem.
PUBLICIDADE.

O Paraguai, hoje, se abre para o mundo. E Cartes enxergou, de­monstrando sua visão pragmáti­ca, que o seu país não pode nem deve ficar restrito aos seus res­tritos sete milhões de consumi­dores. Para tanto, quer abre par­cerias com o Brasil, onde insere Goiás; Argentina, Uruguai e de­mais países componentes do Mercosul. A inserção do Para­guai no mundo hoje transcende fronteiras e continentes.

O presidente paraguaio defen­de a construção de “uma ordem mundial democrática e equitativa, desenvolvendo relações entre Es­tados soberanos e independentes, com base no respeito, na confian­ça e na prioridade da convivên­cia pacífica, nas quais as mesmas oportunidades podem ser dadas e encorajadas entre todas as nações”.

Ao concitar o empresariado goiano a investir no seu país, ob­serva que no seu país a buro­cracia é palavrão. “No Paraguai temos uma visão com responsa­bilidade social, promovendo o desenvolvimento de uma maior produção de energia limpa e re­novável. Temos duas represas hidrelétricas impressionantes: a de Itaipú, que compartilhamos com o Brasil, e a de Yacyretá, compartilhada com a Argentina. Este ano, Itaipu Binacional foi incorporada à Rede Mundial de Reservas de Biosfera da Unesco, com a admissão da Mata Atlân­tica do Alto Paraná”.

Hoje, o Paraguai vive uma de­mocracia representativa comple­ta, com uma autêntica divisão de poderes, com processos eleitorais inquestionáveis e com pleno vi­gor do estado de direito. Demos sinais claros à comunidade in­ternacional, tanto pública como privada, sobre a melhoria do país como destinatário de investimen­tos, cooperação e acordos.

Nos últimos anos, o cresci­mento econômico no Paraguai tem sido constante, com uma média anual de 5,2%, sendo um dos mais altos da América do Sul. Da mesma forma, reduzi as ta­xas de pobreza. O próprio presi­dente Horacio Cartes, no entan­to, reconhece que ainda enfrenta grandes desafios para erradicá­-lo, devido aos longos anos de negligência no passado.

Que a aula do governante para­guaio sirva de padrão aos políticos brasileiros e latino-americanos.

(Wandell Seixas, jornalista)

PUBLICIDADE.
Também atendemos via WhatsApp
(67) 99265-9023 Chame-nos

Um Ano e feito não apenas de Dias,Semanas,Meses mas da Colaboração de todos aqueles que estão Empenhados no sucesso de uma Ideia,Um Sonho Um Objetivo Um Negócio!

https://www.capitanbado.com/brasil/inmobiliario/super-promo-casa-luxo-com-piscina-pjc-solo-126-mil-dolares/82806