Palestra sobre Duque de Caxias e a guerra do Paraguai é realizada no 11 RC MEC em Ponta Porã

Professor Yhulds Bueno que vem realizando pesquisas relacionadas a fatos históricos regionais, nacionais e internacionais publicando artigos sobre eventos que marcaram a região fronteiriça, ministrou palestra na unidade militar na quinta-feira, dia 23.

Durante a palestra vários pontos foram abordados seguido de exposições de cópias de mapas e documentos anteriores, posteriores a guerra com visões territorias de cada pais que se envolveu no conflito.

Após a palestra se realizou a mesa de perguntas sobre a guerra pelos militares presentes no evento, muitos questionamentos e troca de saberes, finalizando com a entrega de um certificado e uma linda lembrança ofertada pela unidade entregue pelo Comandante Tenente Coronel Carlos Andre Maciel Levy.

O tema proposto a ser abordado foi DUQUE DE CAXIAS E A GUERRA DO PARAGUAI, que tem correlação ao tema de pesquisa do professor Yhulds para sua dissertação do mestrado PPGDRS/UEMS – POLO PONTA PORÃ.

O convite partiu do interesse do Comando do Estado Maior do Regimento na pessoa do Camandante Tenente Coronel Carlos Andre Maciel Levy, que já está organizando as ações para preparar as comemorações sobre o centenário do 11 RC MEC, que ocorrerá em 2019, no qual o prof Yhulds Bueno será um dos colaboradores, a convite do comando, fazer parte deste projeto que marcará a história do 11RC MEC.

Professor Yhulds Bueno tem como objeto de pesquisa de mestrado: A GUERRA DO PARAGUAI CONFLITO ARMADO NOS LIMITES TERRITORIAIS. A pesquisa tem como objetivo principal realizar uma discussão sobre a guerra do Paraguai em uma nova perspectiva, as causas por uma interpretação territorial e de relações internacionais que motivaram o conflito que marcou América do Sul no século XIX.

Para fundamentação o professor Yhulds Bueno, usará a várias referências bibliográficas e ducumentias, mas cartografia sera o ponto principal, pois observa-se o interesse na demarcação de limites anteriores ao conflito motivado por o iteresses de conquistas territoriais.
PONTA INFORMA