Paciente com suspeita de coronavírus afasta mais de 20 profissionais da saúde no HV e UPA

Cerca de 20 profissionais de saúde do HV (Hospital da Vida) e um grupo de servidores da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foram afastados das atividades após contado desprotegido com paciente com suspeitas de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

Trata-se de trabalhadores que compõe quatro equipes de plantonistas da área vermelha do HV, responsáveis por atendimentos de urgência e emergência. Os profissionais tiveram contato com um paciente suspeito de estar com coronavírus (Covid-19).

Conforme informações repassadas pela direção médica do hospital, um homem deu entrada  na unidade no domingo (24/5) apenas como caso de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ele havia sido tranferido da UPA.

Porém, depois de um dia internado na área vermelha do HV foi repassada a informação de que o filho deste paciente, que levou o pai ao socorro médico, já havia testado positivo para o coronavírus.   

Como explica a direção médica do HV, como o homem parmaneceu por cerca de 24 horas como caso de AVC, as devidas precauções sanitárias referente ao tratamento de pessoas suspeitas de estar com Covid-19 não foram tomadas.

Quatro equipes de plantonistas que compõe a escala completa de 24h tiveram algum tipo de contato com o paciente.

Como resultado, cerca de 20 profissionais tiveram que  ser afastados e estão aguardando resultado do diagnóstico completo do paciente. Caso o homem teste positivo para o coronavírus, os trabalhadores dos dois hospitais também terão que ser testados e obrigados a cumprirem período de quarentena de pelo menos 14 dias.

A direção médica do HV afirma que existes chances consideráveis de que o paciente teste negativo, já que não chegou a apresentar síndromes de doenças respiratórias.

Porém, o afastamento repentino afeta a capacidade de atendimento na unidade hospitalar, já que novas equipes tiveram que ser montadas com profissionais de outras áreas para atendimento na área voltada aos casos emergenciais. DOURADOS NEWS