OPERAÇÃO ROTORES DO OESTE PREPARA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO PARA ATUAR NA ÁREA DE FRONTEIRA

O 3° Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) realiza a Operação Rotores do Oeste para preparar os pilotos da Aviação do Exército para atuarem na região de fronteira. A base de operações vai ficar em Ponta Porã, município que faz fronteira com o Paraguai.

Parte do efetivo do 3º Batalhão de Aviação se deslocou ao município sul-mato-grossense nesta quinta-feira (1º) e vai integrar o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado. A ação aérea vai integrar a fiscalização terrestre contra o tráfico de drogas e contrabando.

PUBLICIDADE.

“A gente tem a visão bem ampliada do terreno e consegue observar mais longe e passar para tropa o que está se passando ali, que é a pessoa que esteja cometendo algum ato ilícito no terreno”, afirmou o comandante do 3º Batalhão de Aviação, coronel Sérgio Botelho.
Além do deslocamento de helicópteros, um comboio terrestre transportou os militares responsáveis pela preparação logística da manobra, tais como rancho, saúde, manutenção e abastecimento.
“É um exercício de rotina que está se fazendo. Entretanto é uma diretriz para que se intensifique as ações nas áreas de fronteira. Então com certeza, essa operação vai se aliar a essa intenção do governo”, afirmou o comandante 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, tenente-coronel Carlos André Levy.
PUBLICIDADE.

Também houve treinamento para diversas manobras de pilotagem tática e, à noite, voos com óculos de visão noturna na região de Ponta Porã. A pilotagem tática é um tipo de voo ou técnica de pilotagem que possibilita ao piloto conduzir a aeronave nas situações extremas do voo em combate, atingindo o mais alto grau de segurança tática e técnica.
Os militares tiveram treinamento para execução de diversas manobras de voo tático para ambientar as tripulações em um cenário de combate com simulação de situações possíveis que pudessem ocorrer durante uma missão aeromóvel.
Entre as atividades, estava o treinamento de “rapel” em torre, como preparação para manobras na aeronave.
Fonte Martim Andrada, TV Morena

PUBLICIDADE.