OPEN COVID.Em meio à pandemia, dupla sertaneja reúne multidão em show na Capital

No evento da dupla Ícaro e Gilmar o cenário era de normalidade, muitas pessoas aglomeradas sem qualquer cumprimento das normas de biossegurança

A dupla sertaneja Ícaro e Gilmar reuniu uma multidão em show realizado na noite de sábado (23) em Campo Grande. A festa aconteceu no espaço Terra Nova Eventos, na MS-060, saída para Rochedo.

O evento contraria o decreto 14.601 da Capital, que estabelece lotação máxima de 40% da capacidade do local, e o toque de recolher municipal e estadual, que se iniciam às 22h. 

Até o dia 22 de janeiro, a prefeitura estabelecia que locais com grande capacidade de público deveriam reunir no máximo até 80 pessoas, mas o decreto saiu de vigência.

O público que pagou cerca de R$ 120 para prestigiar a festa “Open Covid”, não se intimidou em publicar fotos e vídeos da apresentação nas redes sociais. Diferente da dupla, que não fez registro algum do evento.

Para as pessoas que estão há quase um ano em isolamento social, as fotos podem até assustar. É possível ver a quantidade de pessoas aglomeradas e sem máscaras, violando todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

No mesmo dia do show, Mato Grosso do Sul registrou 23 óbitos e novos 962 casos da Covid-19. São 2.794 mortes e 155.972 mil infectados com o coronavírus em todo o Estado.

O espaço de festas possui estrutura de cerca de 6,5 mil m² e conta 46 bangalôs, com capacidade de até 15 pessoas cada. O Terra Nova já está divulgando outro show, desta vez um baile funk, previsto para 6 de março.

Mais infrações

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizou fiscalizações na noite de sábado para verificar cumprimento do toque de recolher nas regiões de Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo.

Os 60 agentes averiguaram 32 estabelecimentos e orientaram 387 pessoas a retornarem e permanecerem em suas residências.

Nas blitzes, os servidores da GCM, Detran-MS e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) abordaram 303 veículos, sendo 18 autuados por irregularidades.

Corrida contra o tempo

Na segunda-feira (18) da semana passada, Mato Grosso do Sul recebeu pouco mais de 158 mil doses de um dos imunizantes autorizados para uso emergencial no Brasil, a CoronaVac. A vacina é produzida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

Com a nova autorização concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Butantan iniciou, ontem(22), a distribuição de mais 900 mil doses da CoronaVac.

O primeiro lote, que já foi distribuído pelos estados e deu início à campanha, tinha 6 milhões de doses.

Também na tarde de ontem, o Brasil recebeu 2 milhões de doses da vacina AtraZeneca/Oxford, segundo imunizante autorizado, e a previsão é de que a distribuição para os 5 cantos do país comece ainda neste sábado (23).

Em Mato Grosso do Sul, até o momento, foram vacinadas 11,4 mil pessoas.

Correio do Estado