Óleo de fruta pode ser usado como inseticida

“Estamos trabalhando para colocar essa substância no mercado”
Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Gurupi, desenvolveram um óleo da fruta noni que pode ser utilizado como repelente e inseticida. De acordo com a coordenadora do projeto, a pesquisadora Talita Ferreira, o óleo é desenvolvido a partir da polpa da fruta.

Nesse cenário, Talita informou que os mosquitos morrem poucos minutos após entrarem em contato com o composto. A descoberta brasileira foi apresentada durante I Unitec (Feira Tecnológica Universidade Empresa), realizada entre os dias 21 e 22 desse mês na UFT, em Palmas.

Segundo a pesquisadora, a cada nova fase da pesquisa são descobertas novas funções para a fórmula. Além de repelente utilizado pata afastar mosquitos, o produto vem sendo testados em um método muito maior, para ser aplicado visando a prevenção de pragas e doenças nas lavouras.

Talita Ferreira explicou também que o composto é produzido através de um método chamado hidrodestilação, que é uma variante da destilação a vapor. Nesse caso, a mistura é aquecida e materiais voláteis são levados no vapor, condensados e separados, para conseguir fazer com que a mitura consiga ser transformada em um composto capaz de agir como um pesticida.

“Onde usa um Clevenger para misturar os frutos com a água; essa água entra em ebulição, e enquanto isso, o óleo vai evaporar e depois passar por um condensador tornando-se líquido novamente. Para colocar essa substância no mercado estamos trabalhando em um projeto para desenvolver um plano de negócios para produzir em longa escala”, conta a pesquisadora.

Fonte: Agrolink
COMPARTILHE IMPRIMIR