Obama chega a Cuba para visita histórica de três dias

G_1
O presidente americano Barack Obama chegou a Cuba na tarde deste domingo (20) para a história visita de três dias a ilha. É a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos visita Cuba em 88 anos. O Air Force One, avião presidencial americano, pousou em Havana por volta das 17h20, horário de Brasília.
Obama deixou a Base Aérea de Andrews Air Force Base, em Washington, pouco depois das 14h30 (horário de Brasília). O presidente americano fica em Cuba até a próxima terça-feira (22).
O presidente dos EUA, Barack Obama, publicou mensagem no Twitter ao pousar em Cuba neste domingo (20) para uma visita histórica de três dias.
O presidente dos EUA, Barack Obama, publicou mensagem no Twitter ao pousar em Cuba neste domingo (20) para uma visita histórica de três dias (Foto: Reprodução/Twitter/POTUS)
Assim que chegou a Havana, Obama postou em sua conta oficial do Twitter: “¿Que bolá Cuba? Just touched down here, looking forward to meeting and hearing directly from the Cuban people.”
Ainda neste domingo, Obama, a primeira-dama, Michelle Obama e as duas filhas do casal visitarão a parte velha da capital e devem ser recebidos na Catedral de Havana pelo cardeal Jaime Ortega, que apoiou, junto com o Papa Francisco, as conversas para o acordo de normalização da relação entre EUA e Cuba.
O encontro com o presidente de Cuba, Raúl Castro, está previsto para segunda-feira (21). Obama já adiantou que falará “diretamente” com seu colega sobre os “obstáculos” para o exercício dos direitos humanos na ilha.
Aproximação entre os países
A visita a Cuba era impensável até que Obama e o presidente de Cuba, Raúl Castro concordaram, em dezembro de 2014, em acabar com um distanciamento que começou quando a revolução cubana derrubou um governo pró-norte-americano em 1959.
Em julho, EUA e Cuba retomaram suas relações diplomáticas e abriram embaixadas nos respectivos territórios depois de vários meses de negociações que puseram um ponto final a mais de meio século de ruptura. anúncio de que os dois países retomariam suas relações foi feito em dezembro do ano passado.
Apesar da reaproximação histórica, o embargo econômico imposto à ilha ainda vigora. Seu levantamento, defendido por Obama, depende da aprovação do Congresso dos EUA.
Air Force One, avião presidencial dos Estados Unidos, chega em Havana, para visita histórica a Cuba.
Air Force One, avião presidencial dos Estados Unidos, chega em Havana, para visita histórica a Cuba (Foto: Reprodução / Globo News)
Dissidentes são detidos
A poucas horas da chegada do presidente Barack Obamaa Havana, dezenas de opositores e ativistas das Damas de Branco que protestavam contra o governo foram detidos e levados em veículos por agentes do Estado na capital cubana, constataram jornalistas da AFP.
Os manifestantes, que como em todos os domingos se concentraram perto de uma igreja para exigir respeito aos direitos humanos, foram encurralados por agentes oficiais e grupos a favor do governo ao término do protesto