Número de evacuados por inundações na capital paraguaia já chega a 33 mil

Número de evacuados por inundações na capital paraguaia já chega a 33 mil
11 DEZ 2015 14h20
O número de pessoas evacuadas e transferidas a refúgios devido às inundações registradas em Assunção já chega a 33 mil, por isso que as brigadas do governo continuam com suas operações de resposta ao aumento do nível do rio Paraguai, que está se aproximando ao máximo de sete metros.
Chacarita, o centenário bairro de Assunção que sofre com o rio Paraguai
Desses afetados, cerca de 21 mil correspondem aos evacuados após o aumento do nível ocorrido há uma semana, enquanto o resto por conta da alta de 2014 e desde então permanecem em refúgios habilitados pelo governo, disse hoje à Agência Efe David Avendaño, da Secretária de Emergência Nacional (SEN).
Avendaño acrescentou que a SEN segue ajudando na evacuação de pessoas de forma diária para depois acomodá-las nos cerca de 50 refúgios localizados em diversos lugares da capital paraguaia, alguns deles dentro de instalações do Exército.
Na quinta-feira, o nível do rio chegou a 6,50 metros.
O governo não descarta que o rio siga subindo e que no fim de semana aumentem os números de deslocados.
O atual aumento se deve às intensas chuvas provocadas pelo fenômeno do El Niño, principalmente na bacia do Paraguai, segundo a SEN.
O aumento do nível do rio Paraguai em sua passagem por Assunção é frequente e as inundações de maior magnitude ocorreram em 2014, quando o rio ultrapassou os 7 metros na capital e afetou cerca de 200 mil pessoas em todo o país.