Novos produtos biológicos ganham registro no Brasil


“O Brasil tem alto potencial produtivo e as perdas por nematoides são muito grandes”
Dois novos produtos voltados para o mercado de biológicos acabam de rececer seus registros no Brasil. De acordo com a Biovalens, empresa do Grupo Vittia, aquela que desenvolveu os dois produtos, o Tricho-Turbo e o No-nema receberam autorização de comercialização do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo José Roberto Pereira de Castro, diretor comercial do Grupo Vittia, a empresa investiu cerca de cinco anos de pesquisa para cada um deles, foram realizados testes prospecção em campo dos microrganismos, avaliação em casa de vegetação, testes in vitro, seleção e viabilidade econômicas e validação da eficiência agronômica em campo. “Estamos prevendo um grande aumento nas vendas com os lançamentos destes e de outros produtos no mercado de nutrição com proteção. Com esse impulso, estimamos um crescimento de 30% em 2019”, comenta.

Nesse cenário, o Tricho –Turbo é um fungicida microbiológico para controle de doenças do solo, capaz de combater esporos vivos do fungo Trichoderma asperellum BV10. Já o o No-Nema é um nematicida microbiológico formulado com o isolado BV03 da bactéria Bacillus amyloliquefaciens, para controle de vermes que se alimentam das raízes das plantas.

Henrique Ferro, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Biovalens, indica que informações da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN) apontaram que os nematoides causam prejuízos de R$ 35 bilhões ao ano para o agronegócio brasileiro. “O Brasil tem alto potencial produtivo e as perdas por nematoides são muito grandes. O No-Nema vem de encontro à necessidade do produtor em diminuir essas perdas de forma a não prejudicar nem as plantas e nem o meio ambiente”, diz o especialista.

Fonte: Agrolink