Novo iceberg se desprende de geleira na Antártica, diz Nasa

Pedaço de gelo está localizado em região diferente de Larsen C, onde iceberg gigantesco se soltou com anúncio em julho deste ano.
Um novo iceberg se desprendeu da região da geleira de Pine Island, oeste da Antártica. A fotografia acima foi divulgada pela agência espacial americana (Nasa) nesta quarta-feira (27).
A imagem de cor original foi capturada no último dia 21 de setembro pelo satélite Landsat 8 da Nasa. Ela mostra o início da fenda no centro da plataforma de gelo.
De acordo com a agência, essa ruptura produziu o iceberg B-44, visível em outras imagens capturadas em 23 de setembro pelo satélite Sentinel-1, da Agência Espacial Europeia (ESA), com descoberta do analista Matthew Welshans, do Centro Nacional do Gelo nos Estados Unidos (USNIC).

PUBLICIDADE.
Também atendemos via WhatsApp
(67) 99265-9023 Chame-nos

Imagem capturada pela ESA e divulgada pelo Centro Nacional do Gelo nos Estados Unidos (USNIC) (Foto: Sentinel -1/ESA)Imagem capturada pela ESA e divulgada pelo Centro Nacional do Gelo nos Estados Unidos (USNIC) (Foto: Sentinel -1/ESA)Imagem capturada pela ESA e divulgada pelo Centro Nacional do Gelo nos Estados Unidos (USNIC) (Foto: Sentinel -1/ESA)

O novo pedaço de gelo flutua na baía de Pine Island, no mar de Amundsen, e tem 185 km² — cerca de duas vezes a área da capital do Espírito Santo, Vitória. Ele é maior do que o iceberg descoberto em janeiro deste ano na mesma região, mas menor do que o descoberto em julho de 2015 (225 km²).
Larsen C

Um iceberg de um trilhão de toneladas, um dos maiores já registrados, se desprendeu em outra região da Antártica, a Larsen C. O anúncio foi feito em julho deste ano por cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.
Os cientistas estudavam o bloco de gelo há muitos anos. Os olhares voltaram à região após notar as rupturas da plataforma de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002. Larsen C é a maior plataforma de gelo da Antártica e o pedaço que se desprendeu tem 5.800 km².
Fonte: G 1

JL MAT.CONST.
PUBLICIDADE.