Nível de rio continua a subir e período de chuvas deixa estragos em MS

Nível de rio continua a subir e período de chuvas deixa estragos em MS

O IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) divulgou alerta de risco iminente de alagamentos no rio Miranda para esta sexta-feira (23). Segundo o instituto, o acumulado das chuvas nas últimas 48 horas na cabeceira da bacia foi de 217 mm e elevou o nível das águas.

Nesta manhã, o nível do rio chegou a 7,12 metros em Miranda. Até a quinta-feira (22), a cota estava em 6,6 m e as águas continuaram a subir em médica três centímetros por hora. O coordenador da Defesa Civil de Miranda, Amarildo Arguelho afirma que o rio transbordou, mas a situação está sob controle. “Já estamos tirando duas famílias ribeirinhas e vamos fazer a mudança hoje. Estamos dando todo o suporte que elas precisam”.

A cidade de Bodoquena, também banhada pelo rio Miranda, deve declarar situação de emergência. O chefe de gabinete do município, Hélio Ferreira, afirma que os danos foram materiais e que as famílias estão seguras. “Em Bodoquena, o rio transborda com as chuvas, mas não inunda as casas. Tivemos quedas de pontes e prejuízos nas estradas e algumas famílias ficaram isoladas por conta da situação das estradas rurais, mas a cidade já começa a voltar ao normal”. Segundo o chefe de gabinete, três famílias de uma fazenda foram desalojadas nos últimos dias.

O distrito de Águas do Miranda, em Bonito, é banhado pelas águas do rio e teve cerca de 60 famílias removidas das áreas de risco. “Desde terça-feira começou a encher e não parou mais, o rio já está acima dos 9m. Estamos desde ontem tirando os ribeirinhos desta área, eles serão deslocados para acampamentos em escolas e em casas de pessoas”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Bonito, Alexandre Ferro. O nível do rio Miranda continua a subir e os prejudicados são os ribeirinhos, até a quinta-feira eram 20 famílias desalojadas na área rural.