Neonecotinóides prejudicam cérebro das abelhas, diz estudo

Pesquisadores do Imperial College de Londres usaram a tecnologia de varredura por micro-CT para revelar como partes específicas do cérebro de abelhas cresceram anormalmente quando expostas a pesticidas neonecotinóides durante a fase larval.  

A maioria dos estudos anteriores testou os efeitos da exposição a pesticidas em abelhas adultas porque elas coletam diretamente néctar e pólen contaminado com pesticidas. No entanto, este estudo mostra que as larvas também podem sentir os efeitos dos alimentos contaminados retornando à colônia, o que os torna mais pobres para realizar tarefas mais tarde na vida. 

O pesquisador principal, Dr. Richard Gill, do Departamento de Ciências da Vida da Imperial, disse que as colônias de abelhas agem como superorganismos, portanto, quando qualquer toxina entra na colônia, pode causar problemas no desenvolvimento de abelhas dentro. “É preocupante, neste caso, quando as abelhas jovens se alimentam de alimentos contaminados com pesticidas, isso faz com que partes do cérebro cresçam menos, o que faz com que as abelhas adultas possuam cérebros menores e afetados funcionalmente; um efeito que parecia ser permanente e irreversível”, completa. 

“Essas descobertas revelam como as colônias podem ser afetadas por pesticidas semanas após a exposição, à medida que seus filhotes se tornam adultos que podem não ser capazes de procurar alimentos adequadamente. Nosso trabalho destaca a necessidade de diretrizes sobre o uso de pesticidas para considerar essa via de exposição”, conclui o pesquisador londrino, em uma entrevista após a descoberta. 

Fonte: Agrolink