MS é o único estado do Brasil com saldo positivo de empregos

MS é o único estado do Brasil com saldo positivo de empregos
Dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho revelam que Mato Grosso do Sul é o único estado do Brasil que terminará 2016 com saldo positivo na geração de empregos. Foram mais pessoas contratadas que demitidas e essa diferença representa 6.726 vagas de trabalho, o que corresponde à população inteira do município de Selvíria, situado a 400 quilômetros da Capital.
PUBLICIDADE:

Para enfrentar a crise o Estado contou com sua maior vocação: a agropecuária. Das 35,1 mil pessoas que atuam no campo com carteira assinada, 3.731 foram admitidas de janeiro a novembro. Outro protagonista foi o setor da construção civil, com impressionante aumento de 10,4% nas contratações, o que representa mais três mil trabalhadores adentraram o setor este ano.
Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) colocam Mato Grosso do Sul na contramão da realidade brasileira, que acumula perda de 858,3 mil postos de trabalho de janeiro a novembro de 2016, o que representa saldo negativo de 2,16% e muita gente se voltando para o trabalho informal.
PUBLICIDADE.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, as últimas ações do governo federal ainda não geraram resultados e os próximos dois meses devem ser preocupantes, porém, elogiou a atuação de MS. “A melhoria na construção civil e serviços é positiva. Mesmo assim, neste conjunto de notícias negativas, Mato Grosso do Sul figura na primeira colocação do país em geração de empregos”, finalizou.
A posição econômica de MS também impressiona quando números são comparados ao ano anterior: 2015 terminou com saldo negativo em 0,18 o que representava saldo de 958 de vagas formais extintas ao longo daquele ano. A comparação dos períodos representa a reação econômica, especialmente na construção civil e no setor de serviços, que conseguiu reverter o saldo de negativo para positivo, em 0,64%. O comércio continua negativo, mas reaje.
Fonte: Campo Grandenews
PUBLICIDADE.