MS decreta emergência contra Zika e epidemia de dengue

MS decreta emergência contra Zika e epidemia de dengue
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, o Decreto E nº 7 que declara situação de emergência no estado devido a epidemia por dengue e a introdução do vírus Zika e Chikungunya.
O decreto leva em consideração os dados do Ministério da Saúde referente ao levantamento de casos de dengue em Mato Grosso do Sul, onde em dezembro de 2015 chegaram a 156,3 casos por 100 mil habitantes.
Com o decreto de emergência fica autorizado, em caso de risco iminente, adentrar devidamente identificados e acompanhados de autoridade policial, se necessário, nos imóveis desocupados ou abandonados e naqueles habitados em que houve recusa ou oposição de ingresso por parte de seus proprietários, respeitado o procedimento previsto na Lei Estadual nº 4.812, de 7 de janeiro de 2016.
Na tarde de quarta-feira (27), a Secretaria de Estado de Saúde divulgou boletim epidemiológico e dados do documento apontam que o número de casos suspeitos de dengue é muito alto em Mato Grosso do sul neste início de ano. Até o momento já são 8.269 notificações da doença.
A nível de comparação a quantia já quase se equipara com o número de notificações registrado em todo o ano de 2014. Naquele período houveram 9.256 casos suspeitos da doença, pouco mais do que o total já alcançado em três semanas em 2016.
É possível ainda observar que em uma semana o número de notificações de dengue apresentou acréscimo muito grande. No documento que analisou esse fator de 10 a 16 de janeiro, constavam 4.698 casos suspeitos, ou seja houve um crescimento de 3.571 casos na análise realizada de 17 a 23 de janeiro.
O decreto de emergência está publicado na página 3 do Diário Oficial desta quinta-feira (28) clique aqui para acessar.