MS: Corrida do ouro faz surgir nova ‘Serra Pelada’ no interior

Vinte quilos de ouro localizados a um metro de profundidade em Pontes e Lacerda, a 457 quilômetros de Cuiabá (MT), transformaram o pacato município em alvo de garimpeiros. Mais de três mil pessoas migraram para a região, nos últimos 30 dias, em busca de enriquecimento.
O impacto da descoberta fez surgir área de garimpo semelhante a Serra Pelada, que no sul do Pará representava o maior ponto de exploração a céu aberto do mundo na década de 1980.
Um comerciante, que optou pelo anonimato, ressaltou ao site VG Notícias que o morador que achou o ouro trocou sua Honda Biz por uma caminhonete. Ele permanece no município. Se considerada a cotação atual, o garimpo lhe rendeu R$ 2,7 milhões.
Na esperança de “bamburrar” ou enriquecer, no entanto, a violência cresce na região. Policiais civis confirmam aumento no número de furtos e roubos, porém não impedem a exploração considerada ilegal.
Em redes sociais, vídeos e fotos estimulam a chegada de mais pessoas a região. Tendas improvisadas estão por toda parte e os turnos ocorrem até durante a madrugada.CDOESTADO
PUBLICIDADE
20151VV003063805-300x2291-300x229