Modelo morre durante desfile da SPFW e causa polêmicas

Modelo morre durante desfile da SPFW e causa polêmicas

Mal súbito fez com que Tales Cotta, de 26 anos, caísse no meio da passarela em desfile da marca Oska

Modelo morre durante desfile e causa polêmica

O modelo Tales Newton Gomes Alvarenga Soares, de 26 anos, faleceu após um mal súbito durante o desfile da marca gaúcha Oska no último sábado (27) na São Paulo Fashion Week, um dos maiores eventos de moda do Brasil e do mundo.

A Polícia de São Paulo aguarda laudo para saber o que matou modelo. O corpo está sendo velado nesta segunda-feira (29) em Minas Gerais. Vídeos que circulam na internet e gravados pela Agência Base MGT, da qual Tales fazia parte, mostram o modelo cambaleando e caindo.

Segundo agentes, o modelo teve uma convulsão antes da cair. O caso foi registrado como “morte suspeita”. O 14º Distrito Policial (DP), em Pinheiros, também na Zona Oeste, investiga o caso.

A mãe de Tales, Heloisa Cotta, se manifestou nas redes sociais e reforçou que o filho não tinha problemas de saúde ou transtornos alimentares. “Sempre teve muita saúde e sempre se cuidava com exames periódicos, portanto as fatalidades acontecem e era a hora dele”, escreveu ela.

Os britânicos The Guardian e The Sun descreveram o tombo de Tales e citam as especulações sobre o que poderia ter acontecido com o jovem. Já o Telegraph destacou o desfile da grife Ponto Firme, que ocorreu após a confirmação do óbito, em que modelos carregaram cartazes em que se lia a palavra “luto”.

Polêmica

A continuidade dos desfiles e da SPFW gerou polêmica e uma onda de críticas. A marca Oska lamentou a morte do modelo e prestou condolências à família de Tales Cotta nas redes sociais:

A produção da São Paulo Fashion Week também se mobilizou sobre o acontecimento. Em nota oficial, divulgou um comunicado a respeito do falecimento do modelo:

“O modelo Tales Cotta teve um mal súbito no desfile da Ocksa e foi prontamente atendido pelos socorristas. Foi levado ao hospital com vida, sem indicação que viria a falecer.

O evento foi informado oficialmente pelo hospital do falecimento as 18:50. O atestado de óbito registra horário da morte as 18:40.

Com esta notícia, a organização se reuniu com as marcas, diretores de desfiles, stylists e modelos que tinham desfiles na programação, e foi dada a opção de cancelar os mesmos. Mesmo abalados, todos decidiram manter os desfiles. Foi decidido também pelo minuto de silêncio na abertura de cada um.

Lamentamos profundamente a morte de Tales, e mais uma vez prestamos nossas condolências à família. Estamos prestando toda assistência necessária neste triste momento.

O evento foi informado oficialmente pelo hospital do falecimento às 18:50. O atestado de óbito registra horário da morte as 18:40”.

O rapper Rico Dalasam criticou a postura do evento e expressou sua indignação publicamente durante apresentação. “Não era para ninguém estar aqui. O cara acabou de morrer e vocês estão aqui como se a vida não valesse nada”, afirmou o rapper.