Mitos e verdades sobre o pãozinho e outros carboidratos

Mitos e verdades sobre o amado pãozinho e outros carboidratos –

Existem muitos mitos em torno do consumo de carboidratos. Esses nutrientes, que costumam ser ótimas fontes de energia, costumam ser frequentemente apontados como os principais culpados do ganho de peso. Mas não é bem assim… Nenhum alimento deve ser demonizado, nem mesmo o amado pãozinho!

Há diferentes tipos de carboidratos e alguns deles são realmente bons para a saúde e ainda ajudam a emagrecer. Duvida? Na galeria, veja os mitos mais comuns em torno dos carboidratos e descubra seus verdadeiros efeitos para o organismo. A lista foi baseada no Eat This, Not That!

O que são carboidratos? –

Há quem acredite que apenas pão, arroz, macarrão e batata são carboidratos. Mas isso não é verdade. Na verdade, esses alimentos são carboidratos complexos.

O que são carboidratos? –

Há um outro tipo de carboidratos, os carboidratos simples, encontrados principalmente em frutas e legumes.

Os carboidratos não são saudáveis? –

Carboidratos refinados, como pão branco, macarrão e arroz, não são muito saudáveis. O ideal é consumir esse tipo de alimento com cautela. Mas cortar completamente da dieta pode trazer um efeito rebote de vontade incontrolável de comer um pãozinho, então não precisa ser radical.

Os carboidratos não são saudáveis? –

Carboidratos integrais não refinados, encontrados no arroz integral, massas, pão integral e aveia, podem ser sim ótimos para a saúde! 

Os carboidratos têm fibras? –

Absolutamente. Os carboidratos são a principal fonte de fibra. Pepinos e cenouras são bastante ricos em fibra, por exemplo.

Os carboidratos têm fibras? –

Pães e grãos integrais também estão repletos de fibras. Uma sopa de feijão e legumes, com um pouco de pão integral para acompanhar, é altamente nutritiva!

Carboidratos engordam? –

Depende. Se você está consumindo pizza e pão branco todos os dias, é bem possível que você ganhe peso. No entanto, existem outros tipos de carboidratos que podem realmente ajudar a emagrecer.

Carboidratos engordam? –

Se você consumir carboidratos ricos em fibras, esses alimentos podem acelerar seu metabolismo, o que pode facilitar na perda de peso.

Carboidratos têm muito açúcar? –

Até bons carboidratos de grãos integrais se transformam em açúcar no organismo. No entanto, há um efeito extremamente diferente do açúcar no sangue entre carboidratos bons e ruins.

Carboidratos têm muito açúcar? –

É sempre recomendado evitar o máximo de açúcar refinado possível. Você pode recompensar esse desejo por doce com frutas, ricas em açúcares naturais e que fazem bem à saúde.

Todos os carboidratos contêm glúten? –

Muitos sim, mas nem todos. Inclusive, alguns alimentos que não são carboidratos contêm glúten, como molhos diversos (incluindo aqueles para saladas) e carnes de delicatessen.