Mensagens privadas do Facebook também vazaram

Vazamento de dados tem novo desdobramento e rede social confirma compartilhamento indevido de mensagens

Publicidade.

São Paulo – Em um novo capítulo do escândalo de vazamento de dados para a empresa Cambridge Analytica, que atuou na campanha do atual presidente americano Donald Trump, o Facebook confirmou à Wired que dados de mensagens do Facebook Messenger de cerca de 1.500 pessoas foram compartilhados indevidamente com a companhia.

Os dados estariam junto aos 87 milhões de informações vendidas por um desenvolvedor de aplicativo para a Cambridge Analytica, que pagou 800 mil dólares pelo conjunto. A empresa nega que obteve acesso a dados de mensagens, apesar de o Facebook confirmar o compartilhamento deles.

As pessoas cujas mensagens foram coletadas teriam dado permissão ao app para que ele acessasse suas conversas privadas.

Publicidade.

As informações foram coletadas por um aplicativo de teste de personalidade chamado “This is Your Digital Life”. Mais de 270 mil pessoas se cadastraram para usá-lo, mas o desenvolvedor aproveitou uma brecha de privacidade na plataforma do Facebook que permite reunir dados dos amigos desses usuários.

O Facebook corrigiu esse problema em 2014, mas a coleta aconteceu em 2013. Outras empresas podem ter feito coisas semelhantes por causa do problema de segurança de dados. Por causa disso, o Facebook informou que analisa todos os aplicativos dessa época e deve levar vários meses para completar esse processo e notificar as pessoas afetas pela falha. EXAME