Médica que está na UTI após ser picada por cobra em MT está com Covid-19, diz irmã

Dieynne Sugo está internada desde domingo (31) em estado grave. Há dois dias ela foi transferida de Cuiabá para São Paulo, onde já passou por uma cirurgia.

Por G1 MT

A médica Dieynne Saugo, que está internada desde o último domingo (31), depois de ser picada por uma cobra da espécie jararaca quando tomava banho em uma cachoeira, em Nobres, a 151 km de Cuiabá, testou positivo para a Covid-19. O diagnóstico foi informado pela irmã dela, Nathalia Saugo, no Instagram.

“Ontem foi feito um teste de Covid, logo quando chegou ao hospital. Para nossa infelicidade, o teste deu positivo”, disse, nessa sexta-feira (4), após a transferência de Dieynne de avião para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na noite de quinta-feira (3).

Segundo Nathalia, a irmã passou por uma cirurgia e o resultado foi positivo. “A cirurgia foi feita, mas teve um sangramento no braço, mas logo depois foi estabilizada com medicamentos, graças a Deus”, afirma.

A reportagem tenta contato com a família para saber detalhes do estado de saúde devido à Covid-19.

Médica picada por cobra em Mato Grosso foi transferida para São Paulo — Foto: Instagram

Médica picada por cobra em Mato Grosso foi transferida para São Paulo — Foto: Instagram

Desde domingo, antes de ser levada para São Paulo, Dieynne estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Jardim Cuiabá.

família decidiu transferi-la para São Paulo porque o hospital em Cuiabá estava lotado por causa da pandemia de Covid-19 e que os médicos especialistas estavam sobrecarregados.

Durante a semana, na unidade em Cuiabá, ela passou por transfusão de sangue e também foi feita uma traqueostomia para que ela pudesse respirar melhor, pois 70% das vias aéreas estavam comprometidas.

Médica Dieynne Saugo  — Foto: Instagram/Reprodução

Médica Dieynne Saugo — Foto: Instagram/Reprodução

Vaquinha online

Com a transferência para São Paulo, o plano de saúde não deve cobrir as despesas. Por causa disso, a família está fazendo uma vaquinha online com a meta de arrecadar R$300 mil para pagar os custos. A campanha também é para ajudar a cobrir os gastos com a transferência dela.

Até agora já foram arrecadados com a vaquinha mais de 100 mil, a partir de mais de 800 doações.

“Venho pedir de coração a ajuda de cada um, para doar o que pode, em pouquinho, em pouquinho, vamos conseguir pagar essa dívida, já agradeço imensamente, que Deus abençoe, e prospere na vida de cada um”, diz a irmã.

O incidente

Dieynne tomava banho com amigos na Cachoeira Serra Azul, em Nobres, durante um passeio no domingo, quando a cobra despencou com a queda d’água da cachoeira e atingiu a vítima. Ela foi picada duas vezes, no rosto e no pescoço.

No momento em que ocorreu o incidente, uma amiga gravava um vídeo delas no local e acabou registrando o momento em que ela se assusta e grita, ao ser picada.

Ela chegou ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) vomitando sangue e com edemas. Após receber o soro antiofídico, ela foi encaminhada ao Complexo Hospitalar de Cuiabá.

O local em que ocorreu o incidente fica a mais de 150 km do hospital. Foram cerca de 3 horas até chegar a unidade de saúde para a aplicação do soro.

Em nota, o Parque Sesc Serra Azul, responsável pela atração turística, informou que a equipe de saúde da pousada foi chamada imediatamente, deu todas as orientações e está acompanhando o caso desde então.