Mato Grosso do Sul tem 3 casos suspeitos da variante da Covid-19

As amostras de exames estão em análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo

Mato Grosso do Sul tem três casos suspeitos da variante do Novo Coronavírus (Covid-19). As amostras de exames coletadas foram enviadas ao laboratório de referência nacional, o Instituo Adolfo Lutz, em São Paulo. No entanto, até então, não há previsão de divulgação desses resultados, visto que a demanda aumentou consideravelmente.

“Naturalmente os laboratórios estão com muitas amostras de exames da Covid-19, já que estamos vivendo a segunda onda da doença no Brasil. Em relação às amostras dessa nova variante, não é diferente, os centros [de análise] estão abarrotados, e isso acaba atrasando a divulgação dos resultados”, afirmou ao O PROGRESSO, a médica e infectologista Mariana Croda.

A reportagem questionou a profissional a respeito do vírus ser mais contagioso e ou letal que a Covid-19, porém, segundo ela, ainda não é possível fazer essa afirmação, uma vez que demandam estudos e muita pesquisa. No país, o Estado que mais concentra casos da cepa do vírus, é Manaus. A mutação chamada de P.1., indica, no entanto, ser mais transmissível.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos três cepas estão se espalhando por todo o Mundo: B.1.1.7 (britânica), 501Y.V2 (sul-africana) e a P.1. (brasileira).

Diante das incertezas, a luz continua sendo a imunização contra a Covid-19 e o cumprimento das regras de biossegurança como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel, evitar aglomerações e, principalmente, manter as medidas de prevenção de contágio e proliferação por parte dos estados e municípios.

O PROGRESSO também questionou a profissional sobre a eficácia das vacinas que já estão sendo aplicadas em relação às variantes. Mariana destacou que ainda é cedo para fazer qualquer afirmação, mas defendeu que a vacinação continue.

“Importante que a vacinação continue. Que chegue ao maior número de pessoas possível. Ainda não dá para afirmar que as vacinas disponíveis possuem ou não, eficácia contra as cepas, mas sem dúvidas, nos ajuda a combater o vírus. Caso, daqui para frente, fique provado cientificamente que a pessoa não cria anticorpos, temos tecnologia para criar imunizantes específicos que nos protegerão contra essas variantes”, ressaltou.

Outro detalhe importante é que os sintomas entre as doenças são semelhantes, desta forma, apenas exames poderão detectar se a pessoa está contaminada com o vírus da Covid-19 ou com a cepa.

“Apresentou sintomas, a recomendação é procurar um médico e iniciar o isolamento, evitando assim a propagação do vírus como já o conhecemos, e, principalmente, dessas variantes”, concluiu a médica.

Foto Destaque: Edemir Rodrigues

Fonte: Dourados Agora