Mato Grosso do Sul e outros quatro estados podem sofrer apagão

Devido aos baixos índices de chuva em 2021, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná podem passar por quedas de energia neste ano. O alerta foi emitido pelo SNM (Sistema Nacional de Meteorologia), ontem (27), e menciona, a “escassez de precipitação para a região hidrográfica da Bacia do Paraná”, que abrange MS e os estados citados.

De acordo com estudos do SNM, as previsões são de que indicam que a partir de maio até final de setembro esta região entre no período com menor volume de chuvas. Ou seja, a estação de seca do ano.

O SNM é coordenado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia). Então, o Sistema, junto com o Setor Elétrico Brasileiro, destaca que de junho a agosto deste ano a tendência é de que haja pouco volume de chuva na bacia do Rio Paraná. O alerta destaca ainda que “essa previsão é consistente com a de outros centros internacionais de previsão climática”.

A partir de fevereiro de 2021 foi registrado déficit de chuvas na região. Assim, o acumulado parcial é de 27 milímetros para a bacia, ou seja, abaixo do acumulado regular é de 98 milímetros. “A situação atual de déficit de precipitação é severa”, destaca o alerta.

Em gráficos anexados no alerta é possível ver os índices de precipitação no território brasileiro. Em MS, a situação é severamente seca para extremamente seca. Sendo que no acumulado de seis meses, quando maior parte do tempo é considerado neste ano, grande parte do Estado está extremamente seca.

A falta de chuva afeta diretamente o abastecimento de energia no Estado, que é feito por usinas hidrelétricas. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou ao Poder360 que o país vive a pior crise hídrica desde 1931.

“É primeira vez que o SNM emite um Alerta de Emergência Hídrica, o que reforça a importância das previsões meteorológicas na antecipação e na redução de riscos para a população”, destacou o Sistema. Com o aviso, estados podem se preparar para possível crise de energia.

*Com Midiamax