Mais de 57 mil pessoas ainda não retornaram para receber a 2ª dose da vacina Coronavac na cidade de SP

Entre idosos de 90 a 80 anos, o número de pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina chega a 26 mil. Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde, afirmou que é fundamental que esses idosos sejam procurados para a aplicação da segunda dose.

Por Deslange Paiva, G1 SP

Dados da secretaria municipal da Saúde da cidade de São Paulo, mostram que até quarta-feira (7), 57.476 mil pessoas ainda não tinham retornado aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da CoronaVac contra a Covid-19.

O número representa cerca de 5% do total de 1,5 milhão de vacinados com a primeira dose da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Entre idosos com idades entre 90 e 80 anos, o número de pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose da vacina chega a 26 mil.

Para o secretário da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, a maior parte dos casos que não retornou para tomar a segunda dose é de idosos que moram sozinhos e/ou têm problemas de saúde. A pasta afirmou que agentes de saúde estão passando de casa em casa para encontrar esses idosos e alertando sobre a importância da segunda dose (leia abaixo).

A cidade de São Paulo começou a vacinar idosos com mais de 90 anos em 18 de fevereiro. Segundo dados da Prefeitura, ao todo 41.079 tomaram a primeira dose da vacina Coronavac e 36.375 retornaram para tomar a segunda, outras 4.704 não tomaram.

Entre 80 e 89 anos, 129.255 mil pessoas tomaram a primeira dose e 107.955 retornaram para tomar a segunda e 21.300 mil não voltaram a procurar os postos de saúde.

“A maior parte dos casos é de idosos que vivem sozinhos e, por conta de algum problema de saúde, acaba não comparecendo. Aí é fundamental que a gente procure essa pessoa e consiga aplicar a segunda dose”, explicou o secretário Edson Aparecido.

Em Santo André, na região do ABC, cerca de 10% dos idosos vacinados contra a Covid-19 com a Coronavac, não tomaram a segunda dose da vacina. Como não compareceram na data marcada para o recebimento do imunizante, a Prefeitura de Santo André está indo atrás dessas pessoas.

“Nós temos o cadastro, nós temos o telefone, nós temos o e-mail, então nós estamos entrando em contato. As pessoas precisam entender que a única forma da gente se livra da pandemia é com vacinação”, afirmou Márcio Chaves, secretário de Saúde do município.

Cobertura vacinal no estado

Segundo um levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a cobertura vacinal no estado de São Paulo está em 11% em idosos de 70 a 79 anos e em 39% na população com mais de 80 anos.

“A população idosa em todos os nossos estudos é a que apresenta maior risco de mortalidade causada por Covid-19. Então a cobertura vacinal ideal, que precisamos alcançar para que de fato exista um impacto na mortalidade, é de no mínimo 90%”, afirma Lígia Bahia, médica professora da UFRJ e coordenadora do estudo.

“Estamos com uma vacinação há três meses e a cobertura vacinal no estado de São Paulo da população acima de 80 anos é em cerca de 40%, significa que uma parte desses idosos que se situam nessa faixa etária já perderam a segunda dose e terão que ser revacinados”, continua Bahia.

Período de aplicação da 2ª dose

O Instituto Butantan, responsável pela produção da Coronavac, recomenda que a segunda dose da vacina seja aplicada em um período entre 14 e 28 dias após a primeira. O intervalo entre as doses é necessário para a criação de anticorpos contra a doença e eficácia da imunização da vacina.

Além da Coronavac, outro imunizante, que foi desenvolvido pela Astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford, está sendo aplicado no país, a dose de reforço da Astrazeneca é de 3 meses.

Ao todo, a cidade de São Paulo aplicou 295.298 doses de Astrazeneca.

O que diz a Prefeitura

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que até o dia 7 de abril foram aplicadas mais de 2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 na capital entre primeira e segunda dosagem.

Atualmente, por meio o sistema Vacivida, informa que aguarda 57.476 pessoas que ainda não retornaram para tomar a segunda dose. Esse dado é atualizado diariamente.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em suas visitas casa a casa, alertam a população da importância da imunização correta com as duas doses e, também, monitoram os pacientes que não tomaram nenhuma das doses ou apenas a primeira dose.

Os médicos e enfermeiros também realizam o alerta durante atendimento médico. O sistema Vacivida avisa ao munícipe, via celular, da chegada do prazo de sua segunda dose da imunização. A Prefeitura mantém todas as salas de vacinas abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com a oferta de vacina contra a Covid-19, aos públicos elegíveis além dos postos volantes em igrejas, shoppings, farmácias e drogarias parceiras. Além disto, aos sábados, 80 AMA’s e UBS’s integradas, atendem à população. Todos os endereços estão disponíveis através do link Vacina Sampa.

Vacinômetro

De acordo com o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, atualizado até 19h05 desta sexta-feira (9), 7.487.139 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no estado.

Dessas, 5.349.873 correspondem a aplicações de primeira dose e 2.137.266 de segunda dose.