Mais 122 detentos da Cadeia Pública de Toledo estão com Covid -19

Os exames (testes rápidos) foram realizados na tarde de sexta-feira (12)

13 de Junho de 2020

Dos 185 presos que estão na Cadeia de Toledo, 142 testaram positivo para Covid-19. Os exames (testes rápidos) foram realizados na tarde de sexta-feira (12).

Foram realizados exames em 158 detentos, sendo que 122 testaram positivo ao novo coronavírus.

O exame foi realizado em todos os detentos, após 20 presos apresentarem sintomas entre os dias 29 a 31 do mês de maio. Os primeiros realizaram o teste no último dia 03 de junho e tiveram os resultados confirmados na quarta-feira (10).

Até o presente momento, nenhum detento com o resultado positivo para a Covid-19 apresentou complicação em seu estado de saúde ou indicação para internamento hospitalar.

Toda a situação e o estado de saúde dos detentos são monitorados pelos profissionais de saúde do Município; pelos servidores do Depen e da 20ᵃ Regional de Saúde e pelo Ministério Público, através da 1ᵃ Promotoria de Justiça da Comarca de Toledo. A administração levou a situação ao conhecimento da 2ᵃ Promotoria, com a atribuição em Saúde.

A situação do surto do novo Coronavírus na cadeia foi denunciada pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Estado do Paraná.

As visitas nos presídios estão canceladas desde o começo da Pandemia.

No último boletim, divulgado na sexta-feira (12), Toledo contava com 221 pessoas contaminadas com a doença, com os casos da cadeia, a soma no município chega 363 confirmações.

A cadeia pública de Toledo é anexa à delegacia da polícia civil, porém responsabilidade do Depen (Departamento Penitenciário) que não se manifestou desde os primeiros casos.

CADEIA ISOLADA

A Secretaria de Estado da Segurança Pública o Depen destacaram, em nota, que, após as confirmações, estão sendo adotadas todas as medidas cabíveis para conter a transmissão e evitar que outros presos sejam contaminados. A unidade prisional está totalmente isolada e novas entradas no local estão proibidas.Catve