Julgamentos da raça Nelore vão levar 400 animais à pista da 50ª Expoagro a partir de segunda-feira

Através dos julgamentos, os criadores buscam o melhoramento genético da raça, o que gera vantagens para o proprietário e para os consumidores.
A partir de segunda-feira (26), a 50ª Expoagro (Exposição Agropecuária Internacional de Dourados) dá início aos tradicionais julgamentos da raça Nelore. Com a promessa de ser o maior julgamento da raça em Mato Grosso do Sul em 2014, o evento contará com a participação de pelo menos 400 animais de criadores vindos de diversos Estados do país, divididos em 18 categorias. Já confirmaram participação nos julgamentos criadores do Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, além de pecuaristas de Dourados e de diversos municípios de MS.

Os julgamentos da raça Nelore estão sendo coordenados pelos criadores Ricardo Goulart Filho, Rodrigo Pável e Adilson Brancalione. Conforme Brancalione, a expectativa é de que o nível dos julgamentos seja altíssimo, tendo em vista a qualidade dos animais que estarão na disputa. O julgamento somará pontos para o Ranking estadual e Nacional. Os julgamentos servem para avaliar o gado e assim encontrar a melhor carne para o abate.
wmX-535x357x4-5381fc453e0506c48851dff95c7363f0e7cad43b7943a
O criador conta que os cuidados com o gado vem desde o aprimoramento genético e segue com alimentação especial, qualidade do pasto entre outras coisas. Segundo Brancalione, através dos julgamentos, os criadores buscam o melhoramento genético da raça.

Além de vantagens para o proprietário, os consumidores também são beneficiados, já que através desses julgamentos há uma melhora na qualidade da carne comercializada. “Um laboratório de melhoramento genético e oportunidade de encontrar a melhor carne de corte”, afirma ele, que chama o gado em julgamento de “Avô do Bife”, pois são com os aprimoramentos que acontecem depois dos julgamentos que os criadores vão produzir uma carne de melhor qualidade para ser vendida futuramente.

O coordenador do julgamento conta também que outro ponto importante para ter um gado campeão é o seu tratador, já que para esse trabalho é necessário dedicação. “Eles fazem isso porque amam mesmo. Não é qualquer peão que trata um boi, tem que saber o que está fazendo”, disse. Para escolher o gado campeão da Expoagro os jurados seguem as normas da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e avaliam o gado por seu conjunto, ou seja, beleza corporal, porte, estrutura óssea, arqueamento das costelas e caracterização racial.

EXPOSIÇÃO

Paralelamente ao julgamento de raças acontecerá a exposição de gado leiteiro. Serão expostos na lista de julgamentos da 50ª Expoagro animais das raças GER e Holandesa.