Jejum intermitente: Esta é a quantidade de horas que precisa

Um novo estudo sugere que basta este tempo de jejum para verificar uma dramática perda de peso.

Não há dúvida de que o jejum intermitente é uma maneira eficaz de perder peso rapidamente. Este padrão alimentar que alterna entre períodos de restrição alimentar e de ingestão de calorias, faz com que as concentrações de glicose (açúcar) diminuam e a lipólise (que degrada os lípidos ingeridos) aumente significativamente durante as primeiras 24 horas, o que ajuda o corpo a queimar a gordura armazenada.

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois, descobriu que jejuar apenas algumas horas do dia é suficiente para ajudar a perder cerca de 3% do seu peso corporal em aproximadamente dois meses.

O estudo, publicado na revista Cell Metabolism, comparou os resultados de duas dietas, em que os participantes foram convidados a jejuar por 20 e 18 horas, respectivamente.

Aqueles que participaram do jejum de 20 horas comeram o que quiseram entre as 13h e as 17h e aqueles que fizeram o jejum de 18 horas foram autorizados a comer até às 19h. Durante os períodos de jejum, os participantes foram autorizados a beber água e outras bebidas sem calorias. O grupo de controle foi solicitado a manter o peso e não fazer alterações na dieta ou nos níveis de atividade física.

O resultado? Após 10 semanas, os participantes de ambos os grupos em jejum reduziram a sua ingestão calórica em cerca de 550 calorias por dia, permitindo que diminuíssem (em média) 3% do seu peso corporal. Além disso, tanto a resistência à insulina, que pode levar à diabetes tipo 2, quanto os níveis de stress oxidativo foram reduzidos naqueles que jejuaram, em comparação com aqueles do grupo de controle.

Em suma, ambos os períodos de jejum foram eficazes e levaram a resultados quase idênticos de perda de peso.