Japão terá primeira fazenda operada por robôs

Fazenda da empresa japonesa Spread que será operada por robôs(Spread/AFP)
A empresa japonesa Spread abrirá a primeira fazenda do mundo operada por robôs industriais. O espaço de 4.400 metros quadrados fica na cidade de Kizugawa, no sul de Kioto, parte central do Japão. A expectativa é que o início das operações ocorra em meados de 2017 com uma produção diária de 30 mil cabeças de alface e escarola.
PUBLICIDADE;
banner-anuncie
Na fazenda, os robôs serão os responsáveis pela cultivo e colheita das hortaliças. Somente o processo de semeadura será feito pelo homem. “É tecnicamente possível automatizar a semeadura também, mas decidimos não fazê-lo porque consideramos que seria pouco prático a efeitos de custo-efetividade”, explicou a companhia.
Por meio desta automatização, a Spread garantiu que é possível reduzir o custo de mão de obra até pela metade, além de diminuir em 20% as despesas com energia, o que possibilita que as hortaliças cheguem ao consumidor com um preço mais baixo. “Além disso, ao mecanizar a produção a este nível, é possível manter um entorno mais higiênico e, portanto, reduzir o risco de contaminação dos produtos para conseguir que sejam inócuos”, informou a companhia.
A Spread espera aumentar a produção progressivamente até 51.000 unidades por dia, com o objetivo de alcançar 500.000 pés de alface e escarola diárias até 2020 com a construção de novas instalações no país.
PUBLICIDADE;
300 X 430