Janeiro Branco busca orientar a população sobre a saúde mental

Janeiro Branco busca orientar a população sobre a saúde mental

Criada em 2014 por psicólogos em Minas Gerais, a Campanha Janeiro Branco tem o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. Por ser um assunto importante, que envolve também a saúde do cérebro.
Durante todo o mês de janeiro, são desenvolvidas ações.

Mas afinal o que é saúde mental?

Para facilitar o entendimento, podemos compará-la à saúde física. Quando falamos em ginástica para o corpo, sabemos exatamente quais são os benefícios desta prática, como prevenção de doenças, manutenção da forma física, qualidade de vida e bem-estar.

Com a saúde da mente, é a mesma coisa. Ter saúde mental significa ter capacidade de manter o equilíbrio emocional, regular o estresse, lidar facilmente com questões financeiras, driblar problemas familiares e neutralizar medos e inseguranças. Em outras palavras, cuidar da saúde mental ajuda a prevenir ansiedade, lapsos de memória, fobias, pânicos e depressão.

De nada adianta estar com o corpo em forma, se a cabeça não vai bem. O Janeiro Branco promove o conceito de “corpo são em mente sã”. Os idealizadores da ideia escolheram o início do ano para defender a causa justamente porque, nessa época, as pessoas têm a sensação de recomeço, novos planos e o desejo de um estilo de vida mais saudável e feliz.

Se isso é tão importante, então o que podemos fazer para cuidar da saúde mental? Além de recorrer a psicólogos, terapeutas, psiquiatras, neuropsiscólogos e gerontólogos, podemos praticar ginástica cerebral.

A ginástica cerebral utiliza diversas ferramentas e dinâmicas para melhorar o desempenho do cérebro e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para a saúde mental. Isso é o que acontece no Supera, rede pioneira no ramo que já treinou mais de 100 mil pessoas.