Internas se rebelam, mas motim é controlado em MS

Internas se rebelam, mas motim é controlado em MS
Internas de Rio Brilhante iniciaram motim na noite de quarta – Foto: Divulgação
O trabalho conjunto entre agentes penitenciários e policiais militares possibilitou que um princípio de motim fosse rapidamente controlado no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, no final da tarde de quarta-feira (17).
Algumas internas iniciaram a confusão logo após as agentes penitenciárias apreenderem dois aparelhos celulares e um carregador no local durante revista nas celas. Revoltadas com a ação, as detentas chegaram a atear fogo em um colchão.
Imediatamente, a diretora da unidade prisional acionou a Polícia Militar, que enviou uma guarnição para o local, para dar apoio à equipe de agentes penitenciárias de plantão.
O juiz da comarca, Jorge Tadashi Kuramoto, também esteve na unidade, acompanhando a ação e conversando com as internas. Seis custodiadas, identificadas como líderes, foram removidas do presídio para uma cela da delegacia local.
A direção-geral da Agepen, com o apoio do diretor do Estabelecimento Penal de regime Semiaberto de Dourados, Rogélio Vasques Vieira, enviou para o local uma equipe de agentes penitenciários para reforçar os trabalhos. Um cachorro treinado também foi usado na segurança.
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, elogiou o trabalho da direção e agentes da unidade e a disposição dos servidores penitenciários de Dourados, “que se prontificaram a dar importante apoio aos colegas de Rio Brilhante”.
O dirigente agradeceu também o importante apoio da Polícia Militar, que atende prontamente às solicitações da Agepen. Stropa destacou, ainda, a postura firme e comprometida do juiz Jorge Kuramoto, “que tem realizado um trabalho destacado e diferenciado na Vara de Execução Penal”.