Interdições pode afetar fornecimento de telefonia e internet

A falta de combustível em postos pelo país por conta das interdições nas rodovias, pode afetar também as redes de telefonia e internet para os usuários. Em nota oficial, o SindiTeleBrasil, entidade que representa as operadoras confirmou que a Anatel foi comunicada da questão. Além disso, as operadoras (dentre elas TIM, Claro, Oi, Vivo) pediram prioridade de seus veículos no abastecimento da frota.

O diretor-executivo do SindiTeleBrasil, Eduardo Levy, esclareceu ao TechTudo que o setor não vive um colapso, mas que medidas são necessárias para que o sistema continue em operação.

Conforme Levy, se houver algum problema pontual no fornecimento, os técnicos não têm como ir ao cliente – seja ele pessoa física ou jurídica – para realizar o conserto. Serviços de segurança pública, os bombeiros e setor da saúde poderão passar por corte de telefone, internet e SMS, segundo a entidade setorial.

Atualmente, estão paralisados a manutenção das redes e a instalação de novos, uma vez que aproximadamente meio milhão de trabalhadores do setor não contam com combustível para se locomover, ainda conforme o Techtudo.

O estoque está “praticamente zerado”, segundo a entidade e o serviço só será retomado quando o abastecimento voltar ao normal.O maior receio de empresas do setor é de que falte energia elétrica. Em situações assim, os equipamentos de telecomunicações passam a operar por meio de geradores movidos a óleo diesel. Mas a autonomia dos equipamentos é de no máximo 18 horas.

As operadoras solicitaram escolta dos caminhões-tanque que abastecem os reservatórios de combustível que atendem geradores de energia das centrais de telecomunicações. O aparato é acionado em caso de emergência.

Fonte: Campo Grandenews