Inteligência artificial auxilia gestão do clima

TECNOLOGIA

“Na maioria das vezes, os agricultores empregam seus conhecimentos e experiência para decidir quando e como regar o solo”

Por: AGROLINK –Leonardo Gottems

Pesquisadores da Ruhr-Universität Bochum (RUB), na Alemanha, estão desenvolvendo aplicativos digitais destinados a facilitar a vários atores lidar melhor com os eventos climáticos no futuro. O Dr. Benjamin Mewes e o Dr. Henning Oppel, do Instituto de Engenharia de Hidrologia e Gerenciamento de Recursos Hídricos, estão implantando Inteligência Artificial em seu projeto conjunto “Okeanos”. Enquanto Benjamin Mewes se concentra na agricultura irrigada, Henning Oppel está descobrindo como prever melhor os eventos de inundação. 

A agricultura é o maior consumidor mundial de água doce. “Na maioria das vezes, os agricultores empregam seus conhecimentos e experiência para decidir quando e como regar o solo”, diz Mewes. No entanto, isso resulta no desperdício de centenas de milhares de litros desse recurso valioso. Isso pode ser remediado por um software de computador que forneça uma recomendação de ação com base em todos os fatores importantes para a irrigação, ou melhor ainda, controla os próprios sistemas de irrigação. 

A solução de Mewes implementa um modelo de solo / água baseado em agente que ele próprio desenvolveu. Os agentes são unidades de software que agem de forma autônoma e tomam decisões de acordo com um conjunto de regras e que podem representar sistemas e cadeias complexos por meio da interação entre si. “O modelo é dinâmico, pode se adaptar às condições individuais e, portanto, oferece a cada agricultor uma estratégia de irrigação personalizada”, conforme Mewes descreve os benefícios. 

Henning Oppel pesquisa um problema de gerenciamento de água de um tipo muito diferente. Ele pretende abrir caminho para alertas de inundação mais precisos com o auxílio do aprendizado de máquina. Para prever como o nível da água de um rio mudará, não basta considerar os processos locais no local para o qual é necessária uma previsão de inundação. Em vez disso, é necessário levar em consideração os milhares de quilômetros quadrados que definem a bacia hidrográfica de um rio, incluindo uma variedade de superfícies diferentes, como asfalto, solo da floresta ou cascalho, pois a água se move em velocidades diferentes em todos eles.