Inmet alerta de risco de tempestade perigosa no MS

Por: Folha de Dourados
Alerta laranja de tempestade publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que teve início nesse domingo, 29 de outubro, às 11hs, destaca risco de tempestade com grau de perigo. O risco de tempestade permanece, segundo dados do alerta, até hoje, segunda-feira, 30 de outubro, às 22h59.

Os avisos se referem as áreas localizadas no Leste, Sul, Sudoeste e Centro Norte de MS, além de Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira e Presidente Prudente/Marília/Assis.

A previsão de chuva que poderá oscila ocorrer entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 Km/h) e queda de granizo. O alerta destaca para riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

As instruções do documento estabelecem dicas de proteção em caso de rajadas de vento, tais como: não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda. Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz, responsável pelo Guia Clima, com as chuvas que deverão ocorrer hoje, a precipitação de outubro ficará muito próxima à média histórica (142 mm) e os solos da região atingirão condições ótimas de umidade.