Inglaterra prende grupo neonazista acusado de planejar ataque terrorista

Inglaterra prende grupo neonazista acusado de planejar ataque terrorista

A Polícia da Inglaterra informou nesta terça-feira (5) a prisão de um grupo de quatro membros da organização neonazista ilegal Ação Nacional, situada no território britânico, que planejavam um atentado terrorista. Segundo informações do Ministério da Defesa da Inglaterra, haviam militares entre eles.

“Estamos em condições de confirmar que vários membros do Exército foram detidos pela Polícia”, diz o Ministério em nota. A pasta se limitou a fazer mais comentários e identificar os indivíduos, alegando que seria “inapropriado”.

Segundo a Polícia de West Midlands, os homens teriam todos entre 22 a 34 anos, e teriam sido detidos por “suspeita de estarem envolvidos na tentativa, preparação e incitação de atentados terroristas”.

Ainda de acordo com a polícia, a prisão do grupo já estava planejado e não havia perigo de um ataque iminente. “Não havia ameaça à segurança do público”, disseram os policiais. As residências dos neonazistas foram revistadas.

No fim do ano passado, o grupo de extrema direita Ação Nacional foi proibido de continuar suas atividades por decisão da ministra do Interior, Amber Rudd, que sitou que o grupo seria “racista, antissemita e homofóbico, que incita ódio, glorifica a violência e promove uma ideologia vil”.

Atentados de extrema-direita fizeram duas vítimas no Reino Unido nos últimos anos: a deputada Jo Cox, que se opunha ao Brexit e foi assassinada por um extremista político, e um muçulmano, alvo de um atropelamento por parte de um motorista de uma van, junto a um grupo de outros muçulmanos.