Incógnita, o voo político do dr. Odilon – Jornalista Manoel Afonso

DR.ODILON Aposentado na Magistratura Federal nesta quinta feira, deverá aceitar o desafio da vida pública partidária. É tida como certa sua imediata filiação partidária para não incorrer em eventuais problemas com a legislação. Seus movimentos até aqui indicam a filiação ao PDT para disputar o Senado, embora apareça bem nas pesquisas ao Governo inclusive.
PUBLICIDADE.

INTERROGAÇÃO Evidente que tudo pode mudar quanto se trata de depender da vontade popular. Num país em crise tudo é possível. Todos os dias o noticiário acaba influenciando a opinião pública e diretamente afeta esse ou aquele partido ou político. No caso do dr. Odilon é que se questionar: seu cacife eleitoral irá aumentar ou diminuir com a aposentadoria.

QUESTÕES Sem tradição na política ele construirá um entorno que lhe dê suporte necessário para competir em igualdade de condições? Sua representação pessoal, sua trajetória com repercussão e visibilidade nacional e internacional, até onde ajudarão em seu projeto? Terá o reconhecimento contínuo do eleitorado – um tanto quanto estranho e às vezes incoerente até?

EM TESE o ex juiz Odilon representaria a grande novidade política desde a criação do Estado. De origem humilde, nordestino, sem tradição, pode ser o modelo sonhado pela população. É cedo para uma avaliação definitiva, mas sua determinação em participar do processo eleitoral é muito interessante e positiva sob todos os ângulos. Evidente, seu discurso poderá até cair no agrado e ele se transformar num fenômeno. Eleição – a gente só sabe como começa.
PUBLICIDADE.

AGORA posso falar. Lauredi Sandin – diretor do IPEMS – confessou-me de que o dr. Odilon aparece em primeiro lugar nas suas pesquisas, inclusive para governador. Mas na maioria das vezes só isso não basta é claro. Mas não se pode esquecer o desempenho de Alcides Bernal – contra tudo e contra todos – quebrando paradigmas inclusive.

REAÇÃO Os políticos tradicionais concorrentes tem procurado explorar pontos que possam minimizar o potencial do ex juiz. Faz parte do velho jogo. Questionam a inexperiência dele, seu futuro partido e até fazem previsões catastróficas para o decorrer da campanha. Mas é o povo que decidirá o que efetivamente quer. E quando ele decide, não tem jeito. É como o estouro da boiada. Sem volta!

DEMOCRACIA: “É um erro estatístico, porque nela decide a maioria e ela é formada de imbecis”. (Jorge Luis Borges). “É apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes”. ( George Shaw). “É a forma de governo em que o povo imagina estar no poder”. (Carlos D. de Andrade). “Quer simplesmente dizer o desencanto do povo, pelo povo, para o povo”. ( Oscar Wilde)

A SAÍDA Governo Federal, Governo Estadual e a prefeitura da capital parecem ter combinado na busca da solução que minimize os danos motivados pela grave crise econômica. O noticiário repleto de informações sobre o ‘REFIS’ deve funcionar como uma espécie de injeção para quem precisa ou pretenda regularizar a situação fiscal. Qualquer dinheiro que entrar nos cofres será bem vindo.

PUBLICIDADE.

“O Brasil tem que parar de tratar esses bandidos com perfume francês”. (Dr. Odilon de Oliveira)