Incêndios continuam e seis aeronaves devem reforçar combate ao fogo no Pantanal em MS

Incêndios tomam conta da região Castelo, próxima à escola Jatobazinho.
Incêndios tomam conta da região Castelo, próxima à escola Jatobazinho. – Divulgação/Corpo de Bombeiros

Depois da ventania intensa e ainda sem previsão de chuva, os incêndios continuam a se multiplicar no Pantanal sul-mato-grossense. Nesta quinta-feira (30), o Corpo de Bombeiros concentra esforços no combate às chamas nas regiões do Castelo e Porto Esperança, em Corumbá. Caso haja condições de voo, seis aeronaves serão utilizadas para o combate. 

A região do distrito de Porto Esperança é uma das mais preocupantes com relação aos incêndios. Desde terça-feira (28), os Bombeiros atuam no combate dia e noite. Até o momento, são 28 militares atuando no local, sendo 10 na região leste e 18 ao sul.

Para ajudar a debelar os focos de incêndio no local, será enviado um reforço com mais 10 homens na manhã desta quinta (30). Além disso, o Corpo de Bombeiros prevê o envio de quatro airtractors – um modelo de aeronave utilizado para derramar água e auxiliar no combate às chamas em incêndios florestais. 

Outra região importante é a do Castelo, que fica próxima à escola Jatobazinho. O comandante da Operação Hefesto, tenente-coronel Vandner Valdivino Meirelles, explica que duas aeronaves devem ser enviadas para a região. 

“Permanecemos na região norte, chamada Castelo, próximo à escola Jatobazinho. Lá tínhamos grande extensão de incêndio vista do ar, mais ou menos 12 km. Pretendemos concentrar o poder operacional do Corpo de Bombeiros nessa região e também no Porto Esperança”, afirma. 

Incêndio em Porto Esperança preocupa desde o início da semana. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Corumbá sob fuligem 

Uma forte ventania deixou Corumbá debaixo de fuligem na tarde de quarta-feira (29). A fuligem deve-se aos constantes incêndios no Pantanal. Há diversos focos de incêndio na região.

Na região do Porto Esperança, por exemplo,o incênido começou no início da semana. Guarnições do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas ao local na manhã de terça-feira(28), quando as chamas eram vistas de longe. Nesta quinta (30), o fogo continua e há duas frentes atuando no combate ao incêndio. 

O fogo também mobilizou militares para o Morro do Urucum. O incêndio começou na noite de terça (28) e, depois de uma noite intensa de combate, o incêndio do topo do Morro do Urucum foi controlado na região do Pantanal sul-mato-grossense. Também nesta semana, equipes do Corpo de Bombeiros se deslocaram para a região da Baía Tuiuiú, onde famílias inteiras foram resgatadas após a ventania espalhar o fogo e ameaçar a vida dos ribeirinhos. Na baía, a ventania jogou as labaredas para a outra margem do Rio Paraguai, a uma distância de 260 metros. Para atuar na região, foram deslocadas três equipes com 15 bombeiros.

Na segunda-feira (27), as equipes abasteceram três barcos com mantimentos e equipamentos para montar a base avançada para os Bombeiros em uma propriedade rural próxima ao fogo. A ideia é que os militares fiquem no local 24 horas por dia, atuando no combate às chamas dia e noite. “A gente vai para a baía Tuiuiú e não sabemos quando vamos voltar”, disse o tenente-coronel.