Idosa de 117 anos é vacinada contra Covid-19 no Cabo de Santo Agostinho

Maria do Livramento Silva, nascida em 13 de fevereiro de 1904, recebeu a 1ª dose da vacina nesta quinta-feira (25). Família conta que ela trabalhou até os 75 anos como empregada doméstica.

Com 117 anos recém-completados, Maria do Livramento Silva foi vacinada contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (25). Moradora do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, ela recebeu a primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca de dentro de sua casa, no bairro de Garapu. Segundo a família, Maria trabalhou até os 75 anos como empregada doméstica.

“Eu sempre brinco que minha mãe tem mais saúde do que eu. Eu sou hipertensa, já ela não tem nenhuma doença, nada”, brincou sua filha caçula, Edileusa Eulália Silva, de 60 anos.

Ela contou que a mãe, apesar de lúcida e saudável, tem muito sono e prefere passar o dia dormindo. “Às vezes, me preocupo porque ela não quer acordar para comer. Mas ela vive tranquila e merece, batalhou muito nessa vida”, declarou.

Ao tomar a vacina, Maria também estava quase pegando no sono, mas não teve medo da agulha, tampouco achou ruim se vacinar. “Estamos fechadas em casa desde o ano passado. Tomar a vacina é um alívio, ela ficou feliz”, disse a filha. Daqui três meses, a idosa ainda precisa receber a segunda dose da vacina para completar a sua imunização.

Nascida em 13 de fevereiro de 1904, desde muito nova Maria foi empregada doméstica. Criou 12 filhos com o sustento que tirava das casas de família nas quais trabalhava no Recife. Seu marido faleceu quando o filho mais velho tinha 37 anos e a filha mais nova 12.

Desse momento em diante, Maria ainda seguiu na labuta, até ser convencida a descansar aos 75 anos. “Demorou até a gente convencer a minha mãe a parar, foi só quando uma das netas nasceu e minha irmã pediu para ela ajudar”, contou Edileusa. G1