Ibovespa sobe e dólar oscila para R$ 3,66 com efeito Bolsonaro

Principais ativos brasileiros se valorizam com a vitória do político do PSL e de governadores alinhados ao presidente eleito

Mercado financeiro está em lua de mel com Jair Bolsonaro; analistas, no entanto, dizem que ela pode durar pouco (Ricardo Moraes/Reuters)

O mercado financeiro comemora a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) nesta segunda-feira. A euforia tomou conta dos investidores e é refletida na valorização dos ativos. Por volta das 12h40, o Ibovespa, principal índice de ações da B3, a bolsa de valores de São Paulo, subia 0,24% aos 85.926,23 pontos. Já o dólar oscila em alta de 0,361%, cotado a 3,6678 reais.

Durante a manhã, o Ibovespa chegou aos 87.827 pontos e a moeda americana caía 1,14%. Segundo o economista-chefe da Spinelli, André Perfeito, a movimentação é normal. “O mercado está cauteloso. A bola está com o Bolsonaro e ele precisa falar para que a Bolsa continue avançando”, diz. “É como se o mercado tivesse emprestado dinheiro para o Bolsonaro. Agora, ele tem que usar seu capital político para fazer o que o mercado espera”.

Neste domingo, Bolsonaro venceu Fernando Haddad (PT) por 55,13% a 44,87%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de pontos era um fator importante para o mercado financeiro entender qual o tamanho do apoio popular ao novo presidente. As eleições de Romeu Zema (Novo-MG), João Doria (PSDB-SP) e Wilson Witzel (PSC-RJ) para governadores também influenciam no humor dos investidores.

Os papéis de estatais abriram com forte alta. A Petrobras avança 4,86%, com ações cotadas a 27,60 reais, e o Banco do Brasil sobe 5,79%, com papéis cotados a 42,42 reais.
VEJA