Homem de 48 anos é primeiro caso confirmado de coronavírus em Amambai

Teve contato com uma sobrinha de Dourados que testou positivo para a doença

Midiamax

Agência Brasil

O primeiro caso de coronavírus (covid-19) foi confirmado em Amambai, distante 305 quilômetros de Campo Grande, na noite deste sábado (9) durante uma live da Prefeitura do município no Facebook.

O paciente é um homem de 48 anos que teve contato com sobrinha atualmente mora em Dourados. Ela teria ido ao município visitar familiares há uma semana e quando voltou para cidade onde reside testou positivo para covid-19 na última quinta-feira (7).

Conforme a informação divulgada, assim que tomou conhecimento do caso, a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica de Amambai adotou o protocolo e todas as pessoas que tiveram contato com a mulher foram colocadas em isolamento.

Durante o período de quarentena, o homem apresentou sintomas da doença. Ele foi testado e o material coletado foi enviado para o Lacen (Laboratório Central) em Campo Grande e o resultado positivo saiu no final da tarde deste sábado.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde teria informado que outra mulher, que teve contato com a jovem, apresentou sintomas da doença e o exame será coletado neste domingo (10).

Outro possível caso da doença na cidade também foi citado pelo prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira durante a transmissão ao vivo. Um engenheiro que teria retornado do Paraná, onde estava trabalhando e apresentou os sintomas. Ele está em isolamento e o material para teste já foi enviado para o Lacen.

Casos em MS

O boletim da SES- MS (Secretaria de Estado de Saúde)  apontou que o Estado chegou aos 346 casos de coronavírus (Covid-19), um avanço de 6,1% sobre os números de ontem. O aumento de 20 casos, desta vez, teve peso direto dos focos que surgiram em dois municípios do interior: Guia Lopes da Laguna, que registrou nesta semana o primeiro paciente e já chega a 21 casos; e Brasilândia, onde uma festa familiar fez a doença chegar à região.

Dos 20 novos casos, 8 foram confirmados em Guia Lopes, 1 em Jardim e 1 em Bonito, municípios próximos. Em Brasilândia, foram registrados mais 4 pacientes. Três Lagoas apontou 2 novos casos. Campo Grande, Bela Vista e Ribas do Rio Pardo tiveram um paciente cada, assim como São Gabriel do Oeste, que entrou nas estatísticas oficiais do Estado.