Hibernação pode ajudar a concretizar viagens interplanetárias

A Agência Espacial Europeia está a analisar formas de aplicar esta técnica em astronautas.

Arealidade pode imitar a ficção. O recurso à hibernação de astronautas em viagens interplanetárias já é uma prática habitual e com muitos anos em filmes de ficção científica e poderá tornar-se uma realidade um dia. De acordo com o Tecmundo, a Agência Espacial Europeia está a analisar como poderá aplicar a técnica da hibernação em astronautas para contornar o desgaste associado a uma viagem interplanetária.

A ESA considera que a hibernação é uma possibilidade a ter em conta para o sucesso de futuras missões de longa duração. A hibernação não só reduziria drasticamente o desgaste de uma viagem interplanetária, como reduziria os custos da mesma. Com a hibernação haveria uma diminuição dos recursos necessários à sobrevivência da tripulação de uma missão destas.

No entanto, o investigador Robin Biesbroek ressalva que ainda falta muito tempo para que esta hipótese passe da teoria à prática. “Focámo-nos em como uma equipa de astronautas poderia entrar em hibernação, o que fazer em casos de emergência, como lidar com a segurança humana e até mesmo o impacto que a hibernação teria em termos psicológicos na equipa”, sublinhou.

A ESA revela que a tecnologia atual não permite pensar na hibernação numa viagem espacial como acontece no cinema, e que seria algo mais próximo do que sucede com os ursos, com a taxa metabólica dos astronautas a sofrer uma redução de 75%.

A Agência Espacial Europeia deverá começar por fazer testes de desaceleração metabólica em animais. Só depois realizará testes em humanos.