Há quatro meses em emergência, Dourados ocupa posição 209 no país em casos de Covid-19

Dos 5.570 municípios brasileiros, Dourados ocupa a posição número 209 em casos detectados do novo coronavírus, conforme o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19. Nesta segunda-feira (20), faz quatro meses desde que a prefeita Délia Razuk (PTB) decretou situação de emergência por causa da pandemia.

Quando expediu o Decreto nº 2.477 de 20 de março de 2020, a mandatária também definiu medidas de enfrentamento à doença, entre as quais autorizou a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência nos termos do art. 24, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e do art. 4º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

Foi justamente por compras feitas através dessa modalidade licitatória que o MPE-MS (Ministério Público Estadual) deflagou na quarta-feira (15) a Operação Contágio, com objetivo de “desmantelar organização criminosa que estaria atuando em diversas fraudes em dispensas de licitação para aquisição de produtos e equipamentos no enfrentamento ao Covid-19, no Município de Dourados”.

Um dia após equipes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) cumprirem mandados de busca e apreensão no Centro Administrativo municipal e nas casas de ex-secretária, secretário e procurador-geral do município, a Prefeitura de Dourados divulgou nota por meio da qual disse que vai colaborar com as investigações.

Também no decreto que hoje completa quatro meses, a prefeita indicou que “poderão ser prorrogados os contratos da administração pública na conveniência e manutenção dos serviços essenciais” e autorizou “a contração temporária de pessoal, para atendimento da demanda emergencial”.

Em 20 de março, porém, não havia sequer casos suspeitos da doença no município. Até sexta-feira (17), conforme os dados mais recentes disponíveis, já eram 3.719 confirmações e 48 mortes, número que já subiu neste fim de semana.

De acordo com o Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, a epidemia começou em Dourados no dia 28 de março. Naquela data, segundo o Comitê de Gerenciamento de Crise instituído no município, houve dois diagnósticos positivos.

O relatório da Fiocruz detalha ainda que 23 de junho apresentou o maior número de casos novos em um único dia no município. Mais uma vez em consulta aos dados do comitê local, é possível observar que naquela data houve acréscimo de 135 diagnósticos.