Guedes diz que pandemia da covid-19 está ‘cedendo’ e economia, voltando

Ele ressaltou os dados do mercado de trabalho e a criação de postos de empregos formais nos últimos meses.

Guedes diz que pandemia da covid-19 está 'cedendo' e economia, voltando

“Criamos 100 mil empregos em julho, 300 mil empregos em setembro. De forma que, no ano, nós perdemos menos empregos do que foram perdidos em 2015 e 2016, quando não houve essa tragédia. Ou seja, em setembro de 2015, tínhamos perdido 650 mil empregos. A essa altura, perdemos 550 mil”, afirmou.

O ministro disse, no entanto, que os registros vão apontar que o desemprego aumentou de 13% a 15%, pois ninguém considerava os “invisíveis”. “Ninguém contava os 40 milhões que estavam escondidos. Então era muito fácil relatar um desemprego de 13%, agora vai ser 14%, vai ser 15%. Mas a pergunta é a seguinte: quantos milhões de brasileiros estavam escondidos e foram atendidos?”

O ministro afirmou que, em meio ao “paraíso da legislação trabalhista”, da CLT, foram descobertos 40 milhões de brasileiros “invisíveis” que lutam pelo pão a cada dia e não têm segurança nenhuma. Ainda que o governo possa acionar a camada de proteção social em caso de uma segunda onda da covid-19, o fato é que a economia está voltando. “Esse é o fato. Especulações futuras nós enfrentaremos com a mesma capacidade de decisão que o presidente Jair Bolsonaro com a sua liderança implementou na equipe”, disse