GPS saiu das estradas e foi para a lavoura

A orientação do trator permite que os agricultores sejam mais precisos ao usar um trator para realizar tarefas no campo. Essas tarefas incluem plantar, pulverizar herbicidas e aplicar fertilizantes. Amanda Ashworth, do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, e uma equipe de pesquisadores trabalharam para descobrir como essa precisão se transforma em economia para o agricultor. Seus resultados apontam benefícios para as pequenas propriedades, muitas das quais atualmente não utilizam essa ferramenta.

“As tecnologias de agricultura de precisão aumentaram a eficiência na fazenda em até 20% com base em nosso trabalho”, diz Ashworth. “Há muito espaço para uma maior adoção da tecnologia em pequenas propriedades. Isso pode levar a economias econômicas e ambientais”, completa. 

“Um fazendeiro em um trator faz uma série de passagens pelo campo para plantar sementes ou borrifar produtos químicos. Em qualquer lugar, essas passagens se sobrepõem é ineficiente porque é uma aplicação dupla desnecessária. Além da sobreposição, as lacunas de campo descobertas na passagem também são ruins. É uma oportunidade perdida de melhorar a produção agrícola”, indica. 

A orientação do trator usa GPS para ajudar a reduzir essas sobreposições e lacunas. Ele também permite que os investigadores rastreiem e registrem os movimentos do trator. Os pesquisadores ajudaram a melhorar um cálculo existente para medir melhor essas sobreposições e lacunas. Particularmente ajudou quando o trator vira no final de uma fileira. 

Os resultados da equipe sugerem que a orientação do trator reduz as sobreposições em até 6% e as folgas em até 16%. Os lucros dos agricultores são obtidos com pequenas margens, portanto, uma pequena redução nos custos de fertilizantes, por exemplo, pode ser muito benéfica. Além disso, o fertilizante que sai de um campo pode danificar os cursos de água, portanto, ser capaz de aplicar a quantidade certa pode beneficiar o meio ambiente.

Fonte: Agrolink