Governo do Paraguai anuncia que vai vender sua parte da energia da Itaipu para quem pagar melhor

GOVERNO DO PARAGUAI ANUNCIA QUE VAI VENDER SUA PARTE DA ENERGIA DA ITAIPU PARA QUEM PAGAR MELHOR
11 Junho, 2019 By Vinícius Ferreira Deixe um comentário
Hidrelétrica de Itaipu. Foto: IB
Pela primeira vez, o governo paraguaio mostra uma posição clara no marco das negociações com o Brasil para a Itaipu. O ministro das Relações Exteriores, Luis Castiglioni, disse que considerará a venda do excedente que o Paraguai tem direito para outros países.

A chanceler Luis Castiglioni disse que esta é uma das exigências do Paraguai nas conversações com o governo Jair Bolsonaro, o que implica uma renegociação de Itaipu, e não apenas uma revisão do Anexo C (bases financeiras), que é fixado em 2023. É importante esclarecer que o direito de adquirir energia (exclusividade) que o Brasil possui hoje está contido no Artigo XIII do corpo principal do Tratado. Informa o jornal paraguaio.

Comercializá-la em outros mercados, que poderiam pagar melhor pelo produto, disse Castiglioni. Os interessados ??podem ser a Argentina e o Chile, além do mesmo mercado brasileiro (se pagar melhor), disse ele.

Ele esclareceu que hoje a ANDE ainda não pode consumir 100% da energia elétrica de Itaipu ou Yacyretá, já que a demanda local ainda é baixa. No entanto, isso não impede que toda a produção paraguaia possa ser usada para obter maiores benefícios; isto é, vender para os compradores que pagam o melhor, afirmou Castiglioni.

Ultima Hora