Google começa a oferecer conexão à internet banda larga de graça nos EUA

Conexão será oferecida em quatro cidades e deve chegar a 5 Mbps.
Iniciativa faz parte de programa do governo federal.
PUBLICIDADE:
agua glucha
A empresa de tecnologia Google, que possui ferramenta de buscas na internet e outros serviços. (Foto: Karen Bleier/France Presse)
O Google anunciou nesta quarta-feira (15) que oferecerá internet banda larga via fibra ótica de graça nos Estados Unidos, por meio de seu serviço de conexão Fiber.
A iniciativa faz parte do programa federal norte-americano ConnectHome, também lançado nesta quarta pela Casa Branca, e que pretende levar internet gratuita a 28 cidade do país.
Serviço de conexão via fibra ótica que entrega 1 Gigabit por segundo (Gbps), o Google Fiber já é oferecido em oito cidades norte-americanas. O Fiber já está presente em quatro das quase trinta que o ConnectHome pretende atender. É nelas que o Google irá fornecer acesso sem custos: Atlanta, Durham, Nashville e Kansas City.
De acordo com o Google, a iniciativa é inspirada em outra já realizada em Austin, chamada de Unlocking the Connection.
Nela, os consumidores participantes são liberados de pagar a taxa de US$ 300 do Fiber, necessária para a instalação da infraestrutura de fibra ótica, mas recebem conexão de 5 Megabit por segundo (Mbps). Essa taxa é superior à média brasileira (Veja acima mapa do G1 com as velocidades dominantes de cada cidade do país). Os clientes ainda são liberados de pagar a mensalidade do Fiber, de US$ 70. Esse é modelo que deve ser replicado nas quatro cidades. G-1
PUBLICIDADE:
1argamasa grudabem